» Página Inicial Veículos do IZP TV Educativa Posts da TV Educativa Programação educativa e cultural

Programação educativa e cultural

Em 2009, a emissora lançou uma grade de programação local com um leque de novas atrações e temporadas inéditas do programa infantil Caralâmpia e do premiado Página Aberta. Dentre as estreias, estava o telejornal diário TVE em Dia, trazendo de maneira diferenciada os principais fatos  do dia, além de entrevistas e comentários. O programa passou um tempo fora da grade, voltando em 2013 em formato de boletim, com matérias sendo exibidas ao longo da programação.

Outra novidade foi a estreia do programa Vida de Artista na TVE, abrindo as portas da emissora para músicos, atores, escritores e artistas em geral, com ênfase na produção cultural alagoana. O programa passou por adaptações e formatos, registrando atualmente eventos culturais relevantes da capital alagoana. Em 2014, o programa comemorou cinco anos no ar.

Também no segmento cultural, estreou em 2009 o interprograma Cine +, dedicado à produção audiovisual e que contava com dicas de filmes, documentários, festivais e projetos relacionados ao tema. O programa permaneceu na grade de programação da TVE até 2012. Nessa época, foi ao ar ainda a temporada do programa Trem da História, dedicado a fatos e curiosidades marcantes da nossa história.

No segundo semestre de 2009, dois novos conteúdos passaram a integrar a grade de programação da emissora: O Lugar da Criação, que revelava o processo de criação no ambiente artístico, e o Autoria, que aliava literatura e dramatização para apresentar a vida e a obra de 22 autores alagoanos. Com apoio cultural do Banco do Nordeste, esse segundo programa foi concluído em 2011, destacando os trabalhos dos escritores Yara Falcon, Benedito Ramos, Puresa Amorim, Marcos de Farias Costa, Maurício de Macedo, Arlene Miranda, Vera Romariz, Gonzaga Leão, Vanessa Alencar, Sidney Wanderley, Maria de Jesus, Margarida de Mesquita, Fernando Fiúza, Enaura Quixabeira, Nilton Resende, Solange Lages Chalita, Dirceu Lindoso, Benilda Melo, Milton Rosendo, Tainan Costa, Luciano José e Rosalvo Acioli Júnior.

Numa parceria com o TJ Alagoas, ainda em 2009 a TVE passou a exibir o programa semanal Em Dia Com a Justiça, produzido pelo Núcleo Audiovisual do Tribunal, com reportagens sobre ações do Poder Judiciário e novidades do mundo jurídico. O programa se mantém na grade até os dias atuais. Nesse mesmo ano, a emissora também exibiu as produções da I Mostra Sururu de Cinema Alagoano, visando contribuir para a popularização e o fomento da produção audiovisual no Estado.