Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Veículos do IZP Rádio Educativa FM Djavan no Aplauso
26/05/2011 - 16h20m

Djavan no Aplauso

O alagoano Djavan, autor de sucessos como Seduzir, Flor de Lis, Pétala, Se..., Eu te Devoro, Açaí, Segredo, A Ilha, Faltando um Pedaço, Esquinas e Boa Noite, é o destaque do Aplauso deste domingo (29), que vai ao ar às 10h na Educativa FM.

 

Nascido em família pobre, Djavan aprendeu violão sozinho, nas deficientes cifras de revistas do jornaleiro. Aos 18, já animava bailes em Maceió. Não demora a ter certeza: precisava compor.

 

Aos 23, chega ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical. É crooner de boates famosas e, com a ajuda de Edson Mauro, radialista e conterrâneo, conhece João Mello, produtor da Som Livre, que o leva para a TV Globo. Passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como Dori Caymmi, Toquinho e Vinícius e Paulo e Marcos Sérgio Valle.

 

Em três anos, nas horas vagas do microfone, compõe mais de 60 músicas, de variados gêneros. Com uma delas, "Fato Consumado", tira segundo lugar no Festival Abertura, realizado pela TV Globo em 1975, e chega ao estúdio da Som Livre . De lá sai com seu primeiro disco de samba sacudido, sincopado e diferente de tudo que se fazia na época, tornando-o figura incontornável na história da música brasileira.

 

Desde então, Djavan foi tendo seu talento reconhecido por crítica e público, vendo algumas de suas músicas ganharem outras vozes: Nana Caymmi, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, e Caetano Veloso.

Ações do documento