Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Veículos do IZP Rádio Difusora AM

Rádio Difusora AM

banner-topo-difusora

Difusora Hoje

 

Antes de funcionar no endereço atual, a Difusora passou por outras três sedes, sendo a primeira na Rua Pedro Monteiro, no Centro da Capital alagoana; a segunda na Praça Marechal Floriano Peixoto, também no Centro; e a terceira na Rua Barão de José Miguel, no Farol. Em 2001, com a criação do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), a sede da emissora foi transferida para a Avenida Fernandes Lima, no complexo que reúne também a TV Educativa de Alagoas, a Rádio Educativa FM e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

 Já como parte do IZP, a emissora inaugurou nova fase e desde 2008 funciona 24 horas, sempre buscando se renovar e oferecer programação variada, com ênfase no jornalismo, na cobertura esportiva e na programação musical e de variedades. A presença na internet pode ser conferida no endereço eletrônico http://www.izp.al.gov.br/difusora-am.

 Com um transmissor de ponta adquirido em 2010 pelo Governo do Estado, de 15 mil Watts de potência, a Difusora transmite atualmente a sua programação para as várias regiões do Estado. E nas externas, com a utilização de Codec de Áudio, as transmissões ganharam qualidade de som de estúdio, mesmo quando feitas em lugares ou municípios distantes.

 Unindo profissionais mais experientes com novos nomes do rádio e jovens valores, a pioneira continua colocando em prática a sua missão de bem servir à coletividade alagoana, apostando sempre no talento e criatividade da equipe.

 No segmento de radiojornalismo, a Difusora tem sido reconhecida nas premiações do jornalismo alagoano, como o Prêmio Braskem de Jornalismo, onde tem alcançado a primeira colocação nos últimos anos, o mesmo acontecendo nas edições da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, Prêmio Braskem de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo. Além disso, em 2012 a Difusora foi responsável por importante conquista nacional ao vencer a 6ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, concorrendo com emissoras de rádio públicas e privadas de todo o País.

 

 

Ações do documento

Programação renovada

 

Desde 2008 a emissora tem investido em novos conteúdos. Programas como Difusora Manhã, Espaço Livre e Stênio Reis levam diariamente informações, entrevistas e prestação de serviço aos alagoanos.  O Forrozão da Pioneira, que estreou em 2013, e vai ao ar de segunda a sábado, anima as tardes da Difusora com o autêntico forró pé de serra.

Para compor a farta programação esportiva, entraram em campo os programas Esportes em Destaque, dedicado às diversas modalidades esportivas, e o Difusora nos Esportes, voltado para a categoria amador. Os programas vão ao ar diariamente. 

Aos sábados, a programação ganhou novas atrações com a chegada do Difusora Rural, logo nas primeiras horas da manhã, trazendo informações sobre agronegócio, pecuária e outros assuntos de interesse do homem do campo. Às 13 horas, é a vez do musical Eternamente Jovem convidar o ouvinte a um passeio pelo melhor da Jovem Guarda. Outro programa que passou a fazer parte da Difusora foi o Aplauso, sucesso na Educativa FM e que agora também marca presença nas tardes de sábado e início da noite do domingo da Difusora. 

Antigos programas que conquistaram o público ouvinte também voltaram a compor a grade de programação da emissora, a exemplo do Difusora, a Dona da Noite, que diariamente oferece aos ouvintes música, humor e interação; e o Domingo de Seresta, trazendo sucessos musicais de época.

A Pioneira também manteve o compromisso nestes sete anos com as grandes transmissões esportivas, tanto nos campeonatos estaduais como nacionais. E transmitiu as duas últimas Copas (2010 e 2014), sendo a última como integrante de rede pública de rádio organizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A emissora também transmitiu os Jogos Olímpicos de 2012 em parceria com emissoras nacionais.

A Difusora passou a fazer transmissões de grandes eventos culturais, em parceria com a Rádio Educativa FM, a exemplo das Prévias Carnavalescas, do São João de Maceió e do Maceió Verão, dentre outras iniciativas. E avançou ainda na cobertura de ações governamentais, prestando serviço à população sobre projetos, programas e iniciativas de interesse público.

Ações do documento

Prêmios conquistados pela Rádio Difusora AM

 Prêmio Radialista Odete Pacheco (2008)

O radialista Antônio Marcos Paes foi um dos homenageados na 5ª edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco, na categoria Noticiarista.

 

Prêmio Odete Pacheco (2009)

Foram agraciados os servidores José Lins, como Diretor Técnico; Carlos Madeiro, como Repórter de Rua; Antônio Marcos Paes, como Noticiarista; e Odilon Costa, como Operador de Áudio de Gravadora.

 

Prêmio Braskem de Jornalismo (2011)

A emissora do IZP conquistou a primeira colocação do Prêmio Braskem de Jornalismo 2011, na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Carência de leitos de UTI no HGE faz paciente esperar 12 dias por uma vaga”.

 

Prêmio Odete Pacheco (2011)

O locutor esportivo da Rádio Difusora de Alagoas, Antônio Oliveira, foi agraciado na 9ª edição deste prêmio.

 

CSA homenageia repórter da Difusora nas comemorações dos 98 anos do clube (2011)

O coordenador da equipe de esporte da Rádio Difusora de Alagoas, Costa Cabral, foi homenageado durante as comemorações dos 98 anos do CSA. O reconhecimento aconteceu em razão de o profissional ser o que há mais tempo atua como repórter setorista de uma única agremiação no estado - na época, eram 42 anos.

 

Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo (2012)

A Rádio Difusora foi vencedora da 6ª edição do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria “O litoral de Alagoas: um mar de irregularidades”.

 

Prêmio Braskem de Jornalismo (2012)

Pelo segundo ano consecutivo, a Rádio Difusora foi vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo, considerado a maior honraria do jornalismo alagoano, com a reportagem “Crescimento do número de motos no trânsito gera preocupação em Alagoas”.

 

Prêmio Sebrae de Jornalismo (2012)

A Difusora também foi vencedora da etapa estadual do prêmio Sebrae de Jornalismo 2012, na categoria Radiojornalismo, com a matéria “Pioneirismo empresarial leva tecnologia a criadores de ovinos e caprinos no Sertão de Alagoas”.

 

Prêmio Odete Pacheco (2012)

Em sua 10ª edição, o prêmio homenageou o radialista Marcos Vasconcelos, à frente do programa Espaço Livre, e o operador de áudio e externa da emissora, Aldemir Amorim, mais conhecido como Baratinha.

 

Prêmio Braskem de Jornalismo (2013)

A Difusora conquistou a primeira colocação na edição 2013 do Prêmio Braskem, na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Desertificação Ameaça Recuperação do Semiárido”.

 

Prêmio Sebrae de Jornalismo (2013)

Na categoria Radiojornalismo, a Difusora venceu a etapa estadual do prêmio, com a reportagem “Setor têxtil é a nova aposta de sucesso econômico em Alagoas”.

 

Finalista no Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo (2013)

Profissionais da Difusora foram finalistas do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, edição 2013. A reportagem indicada foi "Semiárido vai levar anos para se recuperar da seca".

 

Troféu Microfone de Ouro (2013)

O radialista Sandro Barros foi reconhecido como Melhor comentarista esportivo de 2013, pela Difusora, conquistando o "Troféu Microfone de Ouro". A  escolha se deu por meio de pesquisa realizada no blog “Salve Alagoas”, em parceria com os sites Cada Minuto e Minuto Esportes.

 

Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental (2014)

A emissora do IZP conquistou os três primeiros lugares desse prêmio, categoria Radiojornalismo, com as reportagens: “Ufal é pioneira em monitoramento ambiental e em sustentabilidade no país", "Empresas alagoanas apostam em sustentabilidade ambiental e veem boa oportunidade de negócios" e "À espera de obras prometidas".

 

Prêmio Braskem de Segurança e Saúde do Trabalho (2014)

A Difusora foi a grande vencedora da 1ª edição do Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho, categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Trabalho infantil cresce em Maceió e preocupa autoridades”.

 

Prêmio Sebrae de Jornalismo(2014)

A emissora foi a vencedora, pela 3º vez consecutiva, da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Empreendedores em sustentabilidade lucram com boas ideias em Alagoas”.

 

Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo (2014)

A rádio também venceu a etapa regional do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, categoria Mídia Eletrônica - Rádio, com a reportagem “Suco de Laranja com Limão”.

 

Prêmio Odete Pacheco (2014)

O jornalista Carlos Madeiro foi homenageado na 12ª edição do Prêmio Odete Pacheco, na categoria Responsabilidade Ambiental.

 

Prêmio Braskem de Jornalismo (2014)

 A Rádio Difusora conquistou em 2014, pelo 4º ano seguido, a primeira colocação na categoria Radiojornalismo do Prêmio Braskem de Jornalismo, com a reportagem “Suco de Laranja com Limão”.

Ações do documento