Uso Racional de Medicamentos é debatido no Difusora Manhã
Presidente do CRF/AL conversou com Oscar de Melo sobre riscos da automedicação
Comprar remédios por conta própria é uma decisão perigosa, que pode trazer consequências graves à saúde de quem faz uso sem orientação médica ou farmacêutica. Para conscientizar a população deste risco, o Conselho Regional de Farmácia lançou a campanha de Uso Racional de Medicamentos. O presidente da pasta, Alexandre Correia, esteve no Difusora Manhã e alertou dos perigos da automedicação.
De acordo com o último levantamento da Fundação Fiocruz, o Brasil registrou 150.361 intoxicações causadas por medicamentos entre 2008 e 2013, seja por acidente, tentativa de suicídio, uso terapêutico ou erro de administração.
O farmacêutico mencionou o serviço de assistência farmacêutica gratuito, à disposição do cidadão, para receber orientações necessárias sobre uso de medicamentos. Para ele, eliminar o hábito de seguir recomendações de conhecidos ou se medicar sem consultar um profissional é essencial para evitar estes problemas.
“A população precisa entender que tem que procurar um profissional capacitado para indicar sobre a ingestão destes medicamentos porque existem muitos riscos, inclusive de retardar o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo”, explicou Correia.
O programa Difusora Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 09h30, na Rádio Difusora de Alagoas, na freqüência AM 960.