Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Última edição de 2013 do IZP na Folia será dedicada ao Frevo
07/02/2013 - 13h07m

Última edição de 2013 do IZP na Folia será dedicada ao Frevo

O programa vai ao ar pela Rede de Rádios Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió), às 08 horas, com reapresentação a partir das 13 horas pela Difusora AM.

Última edição de 2013 do IZP na Folia será dedicada ao Frevo

 

Iranei Barreto

 A última edição de 2013 da série de programas especiais IZP na Folia, que vai ao ar nesta sexta-feira (08), será inteiramente dedicada ao Frevo, reconhecido pela UNESCO, em 2012, Patrimônio Imaterial da Humanidade. O programa vai ao ar pela Rede de Rádios Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió), às 08 horas, com reapresentação a partir das 13 horas pela Difusora AM.

 

 O programa conta com participação do diretor presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Marcelo Sandes,  de um dos organizadores  do bloco Pinto da Madrugada, Braga Lyra; do pesquisador Ivan Barsand; de Emmanuel Fortes, da Seresta da Pitanguinha; do Comodoro do Tênis Clube, Leonardo Júnior, e dos foliões Givaldo Kleber  e Eraldo Ferraz, este último, porta estandarte do Pinto da Madrugada.

 

Ao longo de 15 edições, cada uma tratando de um tema específico, o programa IZP na Folia  destacou questões importantes sobre o carnaval alagoano abrindo espaço para que os blocos carnavalescos tanto do interior como da capital, pudessem contar um pouco da suas histórias;  resgatando histórias dos antigos carnavais,  de figuras carnavalescas,  mostrando a  contribuição dos blocos afro-alagoanos e a situação  das escolas de samba.

 

O IZP na Folia fez ainda homenagens especiais ao radialista e compositor de frevo Edécio Lopes; aos maestros e maestrinas de Alagoas; e aos blocos aniversariantes Filhinhos da Mamãe e Pecinhas de Maceió, que comemoram este ano 30 anos de folia e o bloco Turma da Rolinha, que comemorou 15 de existência em plena avenida.

 

 Para o jornalista Marcos Guimarães, o programa é de fundamental importância para o resgate do carnaval de Maceió. “Que em 2014 Maceió tenha o carnaval que busca e merece”, ressalta.

 

O programa IZP na Folia faz parte do Projeto de Apoio às Manifestações Culturais de Alagoas promovido pelo Instituto Zumbi dos palmares (IZP), que tem como principal objetivo o resgate, a valorização, o fomento e a difusão das manifestações culturais que ressaltam em quatro eventos ou períodos em nosso Estado: o carnavalesco (IZP na Folia), o junino (IZP no São João de Alagoas), a Bienal Internacional do Livro de Alagoas (IZP na Bienal) e o Mês da Consciência Negra (IZP no Mês da Consciência Negra).

 

Como parte da iniciativa, as emissoras do IZP veicularam desde janeiro spots para as rádios, institucionais para a TVE, hinos e sambas-enredos. Também como parte do projeto, as emissoras do IZP fizeram a cobertura ao vivo dos eventos Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e Turma da Rolinha.

 

Novidades- nesta terceira edição, o projeto traz como novidade a exposição “Alagoas de Tradições e Ritmos”, que está em cartaz no Linda Mascarenhas até o próximo dia 28, das 08h às 16 horas, aberta a visitação pública. A exposição traz uma mostra das atuais manifestações carnavalescas de Alagoas por meio de alegorias, máscaras, imagens e da visão de 14 artistas plásticos, que estão com suas obras temáticas expostas.  A TVE também cai na folia com a exibição de institucionais que contam sobre a relação de alguns significativos artistas plásticos com o carnaval, além de reportagens especiais sobre o período momesco, que também serão exibidas nacionalmente através da TV Brasil. O IZP na Folia disponibiliza ainda uma versão virtual da exposição, que poderá ser conferida no  blog do projeto, http://www.izpnafolia.blogspot.com.br/. Através do blog também é possível ter acesso a todos os acontecimentos da edição atual e das edições de 2011 e 2012, por meio de imagens, vídeos e áudios.

Ações do documento