Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE exibe Um Passaporte Húngaro
08/04/2011 - 09h58m

TVE exibe Um Passaporte Húngaro

Documentário relata a busca da diretora por um passaporte húngaro e a sua luta para conquistar a cidadania

TVE exibe Um Passaporte Húngaro

 

Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil

A requisição de passaporte de uma família estrangeira é a chave para uma investigação sobre identidade, nacionalidade e herança cultural. É o tema do documentário Um Passaporte Húngaro, que será exibido nesta sexta (8), às 22h, na TV Educativa de Alagoas (TVE).

O documentário relata a busca da diretora Sandra Kogut por um passaporte húngaro e a sua luta para conquistar essa cidadania, já que seus avós são imigrantes da Hungria. Revela aspectos de uma família que, como muitas, foi dividida entre dois mundos e dois exílios: aquele dos que se foram e aquele dos que ficaram, guiando o telespectador a uma viagem às origens húngaras.

O processo administrativo de obter o passaporte constitui o fio principal do filme. A diretora cria uma espécie de diário privado das suas viagens entre o Brasil, a Hungria e a França, registrando a experiência quase kafkiana de suas frustradas e até engraçadas tentativas de ultrapassar todos os obstáculos burocráticos.

Um Passaporte Húngaro recebeu uma menção especial do júri no Festival É Tudo Verdade de São Paulo em 2002, e o prêmio especial do júri na Semana 33 de Cinema Húngaro, Budapeste 2002. Reprise. 71 min.

Título original: Um Passaporte Húngaro. Ano: 2001. Gênero: Documentário. Direção e Roteiro: Sandra Kogut.

Livre

Ações do documento