Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE exibe última edição da 2ª temporada do Autoria
15/04/2011 - 08h25m

TVE exibe última edição da 2ª temporada do Autoria

Programa registra a vida e a obra de Rosalvo Acioli Júnior; edição encerra série histórica com 22 episódios.

TVE exibe última edição da 2ª temporada do Autoria

Com poesias e críticas no curriculo, o escritor Rosalvo Acioli terá sua vida e obra expostas no programa Autoria desta segunda


 
 
Iranei Barreto
 O poeta, ensaísta e crítico literário Rosalvo Acioli Júnior será o vigésimo - segundo a ter sua vida e obra apresentadas no programa Autoria, da TV Educativa de Alagoas (TVE), nesta segunda-feira, às 19h15, encerrando assim uma série com 22 edições sobre autores alagoanos. A Iniciativa contou com o apoio cultural do Banco do Nordeste (BNB).


Autor dos livros “Sonhos Imaginários” e “Maceió”, Rosalvo Acioli terá trechos de sua obra interpretados por Glauber Xavier, da Cia. Saudáveis Subversivos. Durante o programa, o poeta fala sobre a influência do pai em relação ao seu gosto pela leitura e pela literatura desde a infância, e também das suas primeiras críticas literárias publicadas nos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas.


 O alagoano estreou na literatura em 1984 com o livro de poesia “Sonhos Imaginários”. Com essa obra, conquistou o reconhecimento de escritores nacionais, a exemplo de como João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Ele revela detalhes dos contatos que teve com esses e outros escritores.


 Rosalvo Acioli fala também sobre o processo de criação e dos livros que ainda pretende publicar.  O poeta comenta ainda sobre a publicação da primeira edição da revista literária Página Aberta, idealizada e editada por ele. E presenteia a última edição do Autoria com a declamação de um de seus poemas inéditos intitulado "Poeta, tu transcenderás".


  O programa- O Autoria alia literatura a dramatização, apresentando em 15 minutos vida e obra de autores numa linguagem que se aproxima de documentário. Para que o telespectador compreenda o universo do escritor, são empregados recursos audiovisuais como fotografias, desenhos e vídeos. Intercalado ao depoimento do escritor, há também a participação de um ator que faz leitura dramatiza de trechos da obra em foco.


 Além de Rosalvo fizeram parte da série Yara Falcon; Benedito Ramos; Puresa Amorim; Marcos de Farias Costa; Maurício de Macedo; Arlene Miranda; Vera Romariz; Gonzaga Leão; Vanessa Alencar; Sidney Wanderley; Maria de Jesus; Margarida de Mesquita; Fernando Fiúza; Enaura Quixabeira; Nilton Resende; Solange Lages Chalita, Dirceu Lindoso; Benilda Melo; Milton Rosendo; Tainan Costa e Luciano José.    

 
Equipe - Idealizado pela jornalista Simone Cavalcante, o Autoria tem edição-executiva da jornalista Anete Carvalho, contando ainda com Gustavo Lima, na edição de imagem e finalização, e com a produção de Tatiane Campos e Waleska Machado. As imagens são de Samuel Limeira e Tadeu Ramos, com apoio técnico de Luciano Alves e Márcio Rodrigues.


 “Estamos muito felizes por ter participado de um projeto como este de valorização e resgate da história de vida e obra destes autores”, ressalta Anete Carvalho. “Procuramos nestas edições revelar curiosidades de suas vidas e obras, dos desafios da publicação dos livros e também estimular o telespectador a conhecer os nossos escritores”, diz.


 O Autoria vai ao ar as segundas, às 19h15, e aos sábados, às 12h45, pela TVE, Canal 3 e Canal 6 (NET).

Ações do documento