» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE exibe reedição do Balançando o Ganzá sobre Pastoril
02/09/2011 - 17h08m

TVE exibe reedição do Balançando o Ganzá sobre Pastoril

O programa vai ao ar neste sábado (03), ao meio-dia.

TVE exibe reedição do Balançando o Ganzá sobre Pastoril

Neste sábado (03), ao meio-dia, a TV Educativa de Alagoas (TVE), exibe o terceiro programa de uma série de reedições do Balançando o Ganzá, destacando esta semana, o Pastoril. O programa, gravado em 2003, conta um pouco da história desta manifestação folclórica, que de acordo com o site da Secretaria de Estado da Cultura, é o mais conhecido e difundido folguedo popular de Alagoas.

Nesta edição,  entrevista com a Mestra Aurea Barros, que deste os 13 anos de idade tem seu próprio grupo de dança. Aurea conta como iniciou no pastoril e explica os rituais e personagens desta dança originaria dos autos portugueses antigos. O público vai conferir ainda o depoimento da saudosa professora e mestre da cultura popular, Maria Carrascosa, que faleceu em 2009, deixando uma longa e admirável lição de dedicação às tradições artísticas da cultura popular alagoana.

O programa traz também entrevista com Gil Lopes e a coreógrafa Ioná Rosendo. Ambos falam sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo Tradições Folclóricas Théo Brandão, da UFAL, e sobre a importância de Maria Carrascosa, que assumiu a coordenação do grupo na década de 70, a convite de Théo Brandão, e permaneceu até 1997.

Intercalando os depoimentos, serão exibidos trechos de apresentações de pastoris alagoanos e canções que embalam a rivalidade entre os dois cordões. O pastoril é uma fragmentação do Presépio, mas, sem os textos declamados e sem os diálogos. É constituído apenas por jornadas soltas, canções e danças religiosas ou profanas, de épocas e estilos variados.

Sobre o programa- Idealizado pelo saudoso folclorista Ranilson França, o programa que retrata os folguedos e a cultura popular do nosso estado, voltou a fazer parte da programação da TVE repaginado, com nova identidade visual e linguagem de documentário. Inicialmente estão sendo exibidas reedições dos momentos mais marcantes das produções comandadas pelo folclorista Ranilson França e posteriormente serão gravados programas inéditos.