Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE exibe programa especial sobre a Bienal
03/11/2011 - 17h47m

TVE exibe programa especial sobre a Bienal

Emissoras do IZP fizeram transmissão ao vivo do evento; estande com estúdio de rádio e TV recebeu cerca de 2.500 visitantes

TVE exibe programa especial sobre a Bienal

 
Iranei Barreto
 
Como parte das ações de divulgação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada entre os dias 21 e 30 de outubro no Centro de Convenções, a TV Educativa (TVE) exibe nesta sexta-feira (4), às 19 horas, edição especial sobre o evento, que durante 10 dias movimentou a cena cultural alagoana.
 
O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) participou de forma plena da Bienal, com estúdio de rádio e de televisão que possibilitou a realização de entrevistas com escritores, autoridades e público presente, além da cobertura de lançamentos de livros e dos acontecimentos mais relevantes da feira literária. As rádios Educativa FM e Difusora, por sua vez, fizeram transmissões ao vivo, cumprindo papel relevante na divulgação e chamamento do público para visitar a Bienal.
 
“A participação do IZP na Bienal foi maravilhosa porque possibilitou que as informações e os acontecimentos fossem transmitidos em tempo real, sem contar com as entrevistas e os espaços concedidos aos escritores”, ressalta Sheila Maluf, coordenadora do evento e diretora da Edufal. “Nós só temos a agradecer e reafirmar nossa parceria”, diz. .
 
O IZP contou com estande de 36m² de onde as suas emissoras educativas mantiveram os alagoanos informados durante todo o evento, com as equipes destacando toda a movimentação, as atividades paralelas, os lançamentos e curiosidades, além das  entrevistas com escritores e convidados especiais. O espaço montado pelo Instituto recebeu cerca de 2.500 visitantes, que tiveram a oportunidade acompanhar o trabalho dos profissionais de rádio e TV, numa iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação e contando com apoio da Cepal, Bodega do Sertão, gráfica RGB e Marca Sinalização.
 
O estande do IZP contou ainda com espaço institucional para divulgação de ações, projetos e programas exibidos nas emissoras educativas - TVE, Educativa FM, Difusora  e Espaço Cultural Linda Mascarenhas - e exposição fotográfica com imagens de bastidores de programas, momentos históricos das emissoras e de apresentações artísticas no Linda Mascarenhas. Também aconteceram bate-papos entre as equipes das emissoras e alunos de faculdades de Comunicação Social.
 
Durante a Bienal foram realizadas edições especiais ao vivo dos programas “Stênio Reis”, da Difusora; “Vida de Artista”, versão para rádio e TV; Além dos programas diários “Padrão Educativa” e “Memória Educativa”, ambos da Educativa FM. Foi criado ainda o programa “IZP na Bienal”, onde as rádios Educativa FM e Difusora entram em cadeia para exibir especial transmitido sob o comando do apresentador Elias Ferreira. As emissoras veicularam ainda flashes diários sobre a programação de cada dia do evento.
 
“A experiência foi muito positiva; as emissoras saíram das suas estruturas físicas e foram ao encontro dos ouvintes e telespectadores”, observa o radialista Elias Ferreira. “A participação do IZP na Bienal deu forma a nossa voz, na medida em que o ouvinte pôde interagir diretamente com os locutores; o contato com as crianças e jovens foi muito positivo e faz com que a gente entenda a nossa missão e tente fazer melhor,” acrescenta.
 
A jornalista Gal Monteiro, responsável pelo Vida de Artista no rádio e na TV, avalia que “o  IZP cumpriu dignamente sua missão, no âmbito da comunicação pública, colocando todo seu potencial a serviço dessa realização, e abrindo seus canais para que a informação cultural fluísse livremente”. “Trabalhar na Bienal, como jornalista, foi uma gratificante oportunidade de conviver, de forma intensa, com um universo absolutamente mágico e aconchegante dos livros e escritores”, destaca.
 
Edição especial- Os telespectadores vão rever na edição especial do programa Vida de Artista desta sexta-feira destaques da quinta edição da Bienal, a exemplo do Túnel do Livro e Intestino Humano. O programa conta ainda com entrevistas especiais com Lêdo Ivo e Fernando Moraes, e com as escritoras de literatura infantil Cláudia Lins e Simone Cavalcante. O público confere ainda depoimentos da Diretora da Edufal e coordenadora da Bienal, Sheila Maluf; do patrono da Bienal, Audálio Dantas; e de representantes da comunidade italiana no Brasil.
 
A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas atingiu um público de mais de 190 mil pessoas. O balanço divulgado pela Universidade Federal de Alagoas, responsável pela promoção e organização do evento, registrou 191.360 visitantes. O evento contou com um total de 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, quatro seminários, um simpósio, 22 mesas-redondas, um fórum, performances, espetáculos e de histórias, além de 47 estandes, onde foram expostos 22 mil títulos locais, nacionais e internacionais, de mais de 500 editoras universitárias e comerciais.

Ações do documento