Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE exibe Memórias Póstumas
31/03/2011 - 16h03m

TVE exibe Memórias Póstumas

Filme de André Klotzel faz jus à obra de Machado de Assis

TVE exibe Memórias Póstumas


Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil


Adaptação para o cinema do livro homônimo de Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira, Memórias Póstumas é a atração do Programa de Cinema desta sexta (01), que vai ao ar às 22h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE),  Trata-se de uma comédia dramática de 2001, dirigida por André Klotzel, com boa parte do texto formado por citações literais de Machado de Assis. 


Após sua morte, no ano de 1869, Brás Cubas decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida, e ainda, do privilégio que teve de nunca precisar trabalhar em sua vida.


No elenco, Reginaldo Faria e Petrônio Gontijo, interpretando o personagem Brás Cubas na velhice e na juventude. O filme recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo júri, Melhor Filme pela crítica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga), no Festival de Gramado.


Ano: 2001. Gênero: Comédia. Direção: Andre Klotzel, com Reginaldo Farias, Marcus Caruso, Petronio Gontijo, Stepan Nercessian, Sonia Braga, Otávio Muller, Viétia Rocha, Debora Duboc, Walmor Chagas.

Ações do documento