» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias TVE e Educativa FM ampliam alcance de sinal com nova torre
28/07/2011 - 14h11m

TVE e Educativa FM ampliam alcance de sinal com nova torre

Programação das emissoras educativas será disponibilizada para número bem maior de ouvintes e telespectadores

TVE e Educativa FM ampliam  alcance de sinal com nova torre

As emissoras componentes do Instituto Zumbi dos Palmares, TV Educativa, Rádio Educativa FM e Difusora AM serão beneficiadas com nova torre de transmissão que será inaugurada na próxima terça-feira, dia 2, às 8h30. Com o novo equipamento, a TVE aumentará sua capacidade de transmissão para bem mais telespectadores.

A nova torre também atende diretamente à Rádio Educativa FM, cuja antena, em novo patamar e devidamente posicionada possibilitará a irradiação do sinal da emissora para um público bem maior, envolvendo toda a região metropolitana e municípios de regiões mais distantes.

Os sistemas irradiantes já estão instalados e em fase de testes e ajustes. Envolve uma torre de transmissão de 90 metros, uma nova antena de TV, um novo abrigo para os transmissores, novos cabos de rádio-frequência para a TV e FM, um novo estabilizador de voltagem para a FM, cerca de proteção da estrutura metálica, além de um série de componentes periféricos necessários ao adequado funcionamento.

A Difusora, por sua vez, terá as antenas dos seus Links fixados em alturas bem mais elevadas, facilitando o sinal em caso de reportagens de rua e transmissões esportivas. Como também o envio do sinal da sede da emissora, onde ficam os estúdios, no Cepa, para o parque de transmissão da rádio, instalado nas proximidades da Cidade Universitária.

A Nova Torre de Transmissão foi projetada também para receber futuramente a antena do sistema digital da TVE, dada à necessidade de todas as emissoras do país, sejam públicas ou privadas, de migrarem do sistema analógico para o digital. Projeto sobre equipamentos que poderão ser utilizados já está sendo visto pelo IZP. O estudo será apresentado posteriormente ao Governo do Estado, contendo configuração de equipamentos como transmissor, antena e ilhas de edição.

Público - Com o investimento realizado para implantação da nova torre, com recursos do Governo do Estado, o Instituto Zumbi dos Palmares dá um passo importante para o fortalecimento das suas emissoras educativas, ganhando com isso o público alagoano, os ouvintes e telespectadores, sobretudo àqueles, no caso da televisão, de menor poder aquisitivo e que não podem contratar o serviço de uma TV fechada.  Com o seu sinal em TV Aberta mais amplo, a TV Educativa oportuniza também a veiculação com mais eficácia de programação prestadora de serviço, a exemplo de ações educativas em favor do meio-ambiente, do consumidor, do trânsito e do fortalecimento da cidadania.

É propósito também do IZP a ampliação de parcerias com secretarias, instituições de ensino, pesquisa e de tecnologia, universidades, coletivos culturais e organismos que tenham como foco e missão a educação, a cultura e a informação que ressalte o contexto local e regional - aproximando assim o telespectador e ouvinte da programação veiculada pelas emissoras.

Investimentos - Além da nova torre e antena da TVE, o IZP tem realizado investimentos em equipamentos para as suas emissoras. No caso da TV Educativa, câmeras para filmagens externas, modernização do Controle Mestre, além de um receptor de satélite digital e uma mesa de corte de 8 canais para o switcher.

Para a Difusora, uma conquista importante foi a compra de um Codec de Áudio, que é um link de transmissão de alta qualidade para reportagens de rua, que funciona através de chip de celular, de linha fixa ou pela internet. O novo equipamento garante som de estúdio nas transmissões, independente do local da reportagem. Some-se a isso o novo transmissor da emissora, de 10 Kw, já em funcionamento e garantindo a irradiação do sinal da Difusora para todas as regiões do Estado.

E no caso da Educativa FM Maceió, o IZP já concluiu as fases externa e interna da licitação para aquisição de um novo transmissor de 10 Kw para a emissora. Com a escolha do fabricante, o próximo passo será a assinatura do contrato para a fabricação do equipamento.

Novidades na TVE - A TV Educativa de Alagoas (TVE) também está investindo em novos conteúdos, em novos programas para os seus telespectadores. Já estão no ar os programas Conhecer, Enfoque e Pauta Especial, e brevemente teremos a estréia de Rumos – Cultura & Educação, além de uma reedição do Balançando o Ganzá – neste caso, os programas foram gravados entre 2002 e 2005 e agora ganham nova identidade visual e formato de documentário, com 15 minutos de duração.

O programa infantil Caralâmpia, por sua vez, terá reapresentação a partir deste mês de agosto, para que o contingente de público infantil que não recebia o sinal da emissora possa conhecer esse produto diferenciado da TVE.

Nova temporada- Já os programas Da Sua Conta e Vida de Artista estrearam nova temporada com novidades. Único programa sobre economia no Estado, o Da Sua Conta ganhou mais tempo, passando de 13 para 20 minutos e novo horário de reprise – ao meio dia da terça-feira. O “Vida de artista”, por sua vez, ganhou novo cenário e gravações no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com direito a platéia, interação e novos quadros. O programa ganhou também mais uma reprise, às quartas-feiras, ao meio-dia.