Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Transtornos de atenção escolar estão ligados a problemas familiares
14/08/2017 - 09h38m

Transtornos de atenção escolar estão ligados a problemas familiares

Especialista indica os principais sintomas no programa Difusora Manhã

Transtornos de atenção escolar estão ligados a problemas familiares

O segundo semestre do ano letivo já começou. Para a maioria dos estudantes, voltar às aulas é motivo para rever amigos e voltar à vida normal, mas para algumas crianças e adolescentes ir à escola pode não ser tão divertido assim. A neuropsicóloga Giovanna Chaves informou, no Difusora Manhã desta sexta feira (10), alguns sinais de alerta que indicam transtornos de atenção ou psicológicos.

Se a criança ou adolescente era um bom aluno e de repente começa a apresentar queda do desempenho escolar, seja em todas as disciplinas ou algumas específicas, é preciso ficar atento. “Problemas em casa ou na escola podem causar distúrbios. Desatenção durante as aulas, agressividade e preguiça de estudar são alguns dos principais sintomas”, explicou a neuropsicóloga.

O sono também é um fator importante, de acordo com Giovanna. “Se a criança não dorme bem, dificilmente terá disposição para assistir às aulas”. Ela complementa recomendando a procura por ajuda especializada. “Quanto mais precoce é o diagnóstico, melhor é a resposta ao tratamento. É preciso identificar a causa e procurar resolvê-la”. 

Quando necessário são usadas terapias como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicoterapia e neuropsicopedagogia.

O programa Difusora Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 09h30, pela Rádio Difusora de Alagoas na freqüência AM 960.

Ações do documento