Teste rápido para detectar Zika estará disponível em laboratórios municipais
Exames são realizados no Hospital Helvio Auto, mas estão sendo distribuídos para laboratórios municipais
Alagoas recebeu 21 mil testes rápidos de Zika. Com os resultados desses exames, é possível identificar a doença em grávidas e crianças com até seis meses. A assessora técnica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), Juliana Cavalcante, compareceu ao Difusora Manhã para explicar como será a aplicação dos testes no estado.
O procedimento pode ser realizado durante a gravidez, servindo para acompanhar o desenvolvimento dos fetos e detectar as infecções causadas pelo Zika, causador da microcefalia em bebês. O resultado sai em 40 minutos, o que agiliza diagnóstico e assistência médica.
Segundo a assessora, por enquanto, apenas o Hospital Helvio Auto está realizando o procedimento. Porém, a Secretaria de Saúde (Sesau) está levando os testes para os laboratórios municipais do estado que possuam os equipamentos para fazer o exame.
“Com o aumento da oferta, iremos detectar com rapidez a infecção dos pacientes. Além disso, utilizaremos os resultados para mapear as áreas endêmicas, agindo tanto na prevenção quanto na assistência ao paciente”, explicou Juliana Cavalcante.
As gestantes devem ser encaminhadas para fazer o teste por um médico, entre o quinto e o oitavo dia de manifestação dos O aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre baixa ou calcificações cerebrais no feto são os principais sinais da doença.
O pronto atendimento do Hospital Helvio Auto pode ser contatado pelo telefone (82) 3315-3754. A unidade fica localizada na Rua Cônego Fernando Lyra, bairro Trapiche.