Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Tabagismo é tema do Ser Saudável desta quarta
15/08/2011 - 11h20m

Tabagismo é tema do Ser Saudável desta quarta

A luta contra o tabagismo em prol da vida

Tabagismo é tema do Ser Saudável desta quarta

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14. O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não. Tabagismo é o tema de Ser Saudável desta quarta (17), às 20h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE).


Neste episódio, a apresentadora do programa, Lívia Hartmann, que também é médica, acompanha a história de quem conseguiu vencer a dependência do tabaco. Delmar José Dias da Silva, 58, fumava desde os 19 anos. Por conta de um princípio de infarto e histórico de morte na família, causado justamente pelo cigarro, que Delmar buscou motivação para abandonar a dependência. Importante ressaltar que, a qualquer momento que se decide parar de fumar, o risco de doenças relacionadas ao cigarro já começa a ser reduzido.


Para Delmar, a decisão de abdicar do tabagismo foi determinante para melhorar sua qualidade de vida. Claro que o apoio da família e o tratamento com medicamentos foram fundamentais para a transformação. O programa mostra por que o cigarro causa dependência e quais os efeitos no organismo. Além das formas de tratamento, que especialistas descrevem e esclarecem.


Entre os especialistas, a médica e chefe do programa de tratamento do tabagismo INCOR/USP, Jaqueline Scholls Issa; e o psiquiatra do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Ângelo Campana. Este episódio foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Rogério Horta.

Sobre o programa: Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), a série “Ser Saudável” aborda a cada programa uma das principais doenças que atingem os brasileiros. Os médicos-apresentadores vão debater com renomados especialistas de diferentes regiões do país e acompanhar o cotidiano de uma pessoa que convive com tal doença. Ser Saudável é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a TV Brasil.

Ações do documento