Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Sustentáculos destaca Moda Ecológica
11/04/2011 - 15h20m

Sustentáculos destaca Moda Ecológica

O algodão natural de Paraíba e outras novidades

Sustentáculos destaca Moda Ecológica


Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil


A primeira impressão é a que fica. Certamente todos já ouviram essa frase. É por causa desse pensamento que a maioria das pessoas se preocupa em manter uma boa aparência, vestir uma boa roupa e andar sempre na moda. Não há nada de errado nisso, mas sempre é possível adicionar uma pitada de sustentabilidade nessa história. No Sustentáculos desta segunda (11), que vai ao ar às 20h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE), alguns exemplos da moda ecológica.


Uma das histórias que o Sustentáculos irá contar é o da Natural Fashion, uma rede de cooperativas têxteis, localizada em Campina Grande (PB), que trabalha com um tipo bem especial de algodão. Desenvolvido pela Embrapa, o algodão utilizado pela Natural Fashion foi obtido a partir de um melhoramento genético entre dois tipos de algodão: o algodão de tecelagem forte e o algodão colorido de fio fraco. Sua grande vantagem é a coloração natural: ele já nasce colorido nas cores bege, verde, marrom e branco. Com isso, evita-se a utilização de produtos químicos no processo de tintura.


Da Paraíba, a equipe de Sustentáculos desembarcou na região metropolitana de São Paulo, mais precisamente em Santo André. Ali foi conferir o Ecotece, um centro de estudos e desenvolvimento de práticas do Vestir Consciente. Em um dos projetos mantidos pela ONG, adolescentes e mulheres da região fabricam produtos têxteis a partir de retalhos usados para evitar o desperdício. Antes de fazer parte do Ecotece, essas mulheres não tinham renda, muitas eram vítimas de violência doméstica e sofriam com a baixa autoestima. Com a assistência que receberam dentro do Ecotece, elas têm a oportunidade de percorrer novos caminhos.

 

Ações do documento