Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Série sobre o Sistema Solar estreia na TV pública
18/07/2011 - 10h35m

Série sobre o Sistema Solar estreia na TV pública

A série que mostra as descobertas científicas no espaço será exibida em Alagoas pela TVE

Série sobre o Sistema Solar estreia na TV pública


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Nesta quarta-feira (20), às 23h15, as emissoras públicas que retransmitem a TV Brasil vão exibir a nova série  que viaja até o espaço: As Maravilhas do Sistema Solar. Em Alagoas, a série será exibida pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).


 Por milênios, a humanidade tem fascínio pelas estrelas. Na última década, mais de 20 missões foram enviadas ao redor do sistema solar. Prepare-se, então, para mergulhar em um mundo alienígena, como se estivesse lá. Fontes gigantes de gelo elevando-se a mais de 100km de altura, um oceano oculto debaixo de uma crosta de gelo, tempestades tingidas de vermelho-sangue, cujo vórtice de poeira e gases tem três vezes o tamanho da Terra, e vulcões imensos que colocariam o Monte Everest na sombra. Tudo isso em imagens incríveis na tela da emissora pública.


Nos seus cinco capítulos, a microssérie revela a verdadeira e incrível beleza do sistema solar. Viajando longas distâncias, do Sol até Netuno, o programa As Maravilhas do Sistema Solar apresenta os últimos conhecimentos científicos transmitidos pela frota de sondas, robôs e telescópios, atualmente no espaço. São as mais recentes imagens - de tirar o fôlego - enviadas diretamente do espaço, e inovadores efeitos visuais que transformam o estático em dramático. A série apresenta cenas de uma jornada impressionante para os planetas e luas, além do mundo. Um contexto em que se encontram os maiores, os mais bizarros e os mais poderosos fenômenos naturais.


Juntamente com as imagens surpreendentemente autênticas, alguns dos mais espetaculares extremos da Terra ajudam a revelar maravilhas nunca antes imaginadas. Apresentada pelo jovem cientista Brian Cox, o programa explora como esses fenômenos, não vistos anteriormente, têm expandido dramaticamente nossos horizontes, revelando mais sobre os planetas, suas luas e como eles se formaram.


A série também revela uma perspectiva maior – como as forças da natureza esculpem beleza e formas do caos do espaço, bem como o planeta terra não pousa em um isolamento magnífico, mas está intimamente conectado com o resto do Sistema Solar. E, ainda, como estas conexões criaram o paraíso que é chamado de Terra.


Império do Sol
No primeiro episódio, o professor Brian Cox explora a potência geradora de tudo, o sol. Na Índia, ele testemunha um eclipse solar total – quando o elo para a luz e o calor que sustenta a humanidade é cortado por alguns minutos preciosos. Mas o calor e a luz não são a única força do sol sobre o sistema solar. Na Noruega, Brian assiste à batalha entre o vento do sol e da terra, e como o céu da noite brilha com as luzes do norte.


Para além da Terra, o vento solar continua criando auroras deslumbrantes em outros planetas. Brian faz contato com a Voyager, uma sonda que viaja desde o seu lançamento há 30 anos. Agora, distante 14 bilhões de quilômetros, a Voyager acabou de detectar que o vento solar está começando a perder a força. Mas, mesmo aqui, ainda não se chegou ao final do papel do sol.


Brian explica como seu maior poder, a gravidade, atinge centenas de bilhões de quilômetros, onde o mais leve toque gravitacional envolve o sistema solar em uma misteriosa nuvem de cometas.
Livre
Direção Michael Lachmann e Paul Olding
Produção Andrew Cohen e Danielle Peck

Ações do documento