Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Série ‘Capoeira’ volta a ser exibida na TVE
09/05/2011 - 09h30m

Série ‘Capoeira’ volta a ser exibida na TVE

Estreia do primeiro episódio da série investiga as origens desta arte.

Série ‘Capoeira’ volta a ser exibida na TVE

Roda de capoeira no Pelourinho - Salvador, BA

 

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo. Através da série Capoeira, que vai ao ar nesta segunda-feira (21) na grade da TV Educativa de Alagoas (TVE), o telespectador vai acompanhar a trajetória desta incrível arte singular de mais de 300 anos de história. Produzida pela TV Brasil, a atração terá cinco capítulos e segue diariamente até a próxima sexta-feira (25), sempre às 19h.

A capoeira é praticada em mais de 150 países, em todos os lugares a língua cantada é o português e, a cada roda, a cultura brasileira é reafirmada. Com apresentação de Beto Simas, o Mestre Boneco, Capoeira vai apresentar os benefícios deste jogo que é, sobretudo, uma excelente ferramenta educativa e agente de integração sócio-cultural entre crianças, adolescentes e adultos, independente de raça, sexo, de seus costumes ou classes sociais.

Mestre Boneco viaja pelo Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv, para mostrar por que a capoeira integra e transforma, é filosofia e magia.

No primeiro episódio, Muito Prazer, Eu sou a Capoeira, Mestre Boneco investiga as origens desta arte. Foi na Pedra do Sal, no Cais do Valongo ou foi nas antigas senzalas? Ninguém sabe ao certo onde surgiu a prática que reunia em rodas pessoas cantando e brincando com o corpo. O fato é que, a Capoeira foi inventada no Brasil, mas tem muito da cultura africana em suas raízes. Aos poucos foi se propagando por toda a cidade do Rio de Janeiro, do subúrbio à zona sul, e foi formando escolas com objetivos bem diferentes.

Da região da Gamboa, a capoeira chega ao subúrbio carioca, e posteriormente atinge a Zona Sul, a classe média de Ipanema, através de Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho. Mestre Boneco entrevista um dos seus mais famosos alunos, Rudolf Hermany.

O episódio também aborda a importância da roda de capoeira e sua simbologia. Os benefícios alcançados pelo corpo e pela alma dos praticantes. Alguns exaltam na prática o puro entretenimento; outros veem o desenvolvimento do corpo como sua principal função. A história, a simbologia da capoeira e a propagação da língua portuguesa são o tema da estreia.

O teaser da série pode ser conferido no endereço eletrônico:

http://www.youtube.com/watch?v=xZinXXtf1MU&feature=channel_video_title

Ações do documento