Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ser Saudável aborda a questão do transtorno psíquico
02/05/2011 - 12h55m

Ser Saudável aborda a questão do transtorno psíquico

O equilíbrio entre a mente e o corpo

Ser Saudável aborda a questão do transtorno psíquico


Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O terceiro episódio da série Ser Saudável apresenta nesta quarta (04) um tema que acomete cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e é cercado de preconceitos: os transtornos psíquicos. A depressão e o transtorno bipolar são apresentados através de histórias de pessoas comuns que superaram o problema. Produzido pela TV Brasil, o programa Ser Saudável é uma coprodução da TV Brasil e da UNISINOS, do Rio Grande do Sul, e, em Alagoas, vai ao ar às 20h30, pela TV Educativa (TVE).


Separação, estresse no trabalho e no relacionamento familiar. Situações como estas levaram o artista plástico Edson Nobre, de 51 anos, a sofrer de depressão. Para a aposentada Mara Zanini, que tem a mesma idade e sofre com transtornos bipolares, os sintomas são parecidos, mas com efeitos permanentes na alteração de humor.
A depressão e o transtorno bipolar são normalmente confundidos e é mesmo difícil distinguir quando a tristeza é um sentimento rotineiro e quando passa a ser prejudicial para a saúde e o convívio social. O tratamento e a diferença entre os dois distúrbios psíquicos são abordados por especialistas. E, para entender melhor o assunto, as histórias de Edson e Mara revelam como é possível superar o problema com ajuda profissional.


Participam deste episódio os médicos especialistas: Marcelo de Almeida Fleck, que é coordenador do Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life Group) no Brasil, além de consultor temporário da Organização Mundial da Saúde. Flávio Pereira Kapczinski, doutor em Psiquiatria pela University of London e, atualmente, diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular HCPA, além de presidir a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar e ser membro do quadro editorial do Journal of Psychiatric Research. E, Diogo Lara, psiquiatra e professor da Faculdade de Biociências e de Psiquiatria da PUC/RS e coordenador do Ambulatório de Bipolaridade do Hospital São Lucas da PUC/RS.


Sobre o programa: Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), a série “Ser Saudável” aborda a cada programa uma das principais doenças que atingem os brasileiros. Os médicos-apresentadores a cada programa debatem com renomados especialistas de diferentes regiões do país e acompanham o cotidiano de uma pessoa que convive com tal doença.

Ações do documento