Seprev lança campanha sobre segurança online para crianças e adolescentes
Ação ocorrerá durante toda a segunda semana de fevereiro; com produção do jornalista Fábio Gomes, Difusora Manhã abordou o assunto
Superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Edmilson Souza, com o radialista Oscar de Melo
Visando atentar pais e responsáveis para os cuidados com os menores no mundo virtual, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) deu início à campanha "Internet com Responsa". Na manhã desta quarta-feira (7), o apresentador Oscar de Melo conversou com Edmilson Souza, superintendente da secretaria, a respeito do projeto.
Números apontam que é alta a taxa de participação online de crianças e adolescentes. Uma pesquisa divulgada em 2016 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que 87% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos têm perfil em redes sociais, e 68% acessam a internet mais de uma vez por dia.
Segundo o superintendente, a ação se relaciona com o Dia Mundial da Internet Segura, comemorado na última terça (6). Para Edmilson, responsável pela núcleo da criança e do adolescente, a internet pode ser maléfica caso seja usada sem supervisão. "Às vezes entrando em contato com pessoas que se dizem crianças e quando na realidade se tratam de outros interesses, como até assédio sexual. É um prejuízo grande e grave", ressalta.
Ele também explica que, nas redes sociais da Seprev, uma dica de segurança por dia será postada ao longo da semana. O público-alvo são os pais ou responsáveis. "Tem que existir um diálogo entre pais e filhos. É para você ser amigo, dialogar, não estabelecer aquela distância, dizer que não tem tempo, se ocupar com trabalho", orienta.
Edmilson informa que a secretaria está à disposição da sociedade para um maior atendimento por meio do número 0800 280 9390.