» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Segundo episódio da série ‘Capoeira’ apresenta tipos de berimbau
10/05/2011 - 09h30m

Segundo episódio da série ‘Capoeira’ apresenta tipos de berimbau

Mestre Boneco revela suas particularidades

Segundo episódio da série ‘Capoeira’ apresenta tipos de berimbau

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Gravado em Salvador, o segundo episódio de Capoeira vai ao ar nesta terça (10), às 22h, na TV Educativa de Alagoas (TVE), e apresenta as particularidades da Capoeira Angola e da Capoeira Regional. A história dos grandes mestres fundadores de cada modalidade – Pastinha e Bimba, referências da Capoeira Angola e da Capoeira Regional, respectivamente.

Nesta edição, Mestre Boneco conversa com Mestre Itapoan, um dos mais próximos discípulos de Bimba. No Rio Vermelho, encontra mais um dos alunos do grande mestre da capoeira regional, o Mestre Xaréu, que, após sua morte, procurara dar prosseguimento à sua obra. Xaréu se formou em Educação Física na Universidade Federal da Bahia, é professor e autor de livros sobre o ensino da capoeira em escolas e universidades.

Também é na Bahia que estão os grandes artesãos do berimbau, como Mestre Olavo. Ele apresenta os tipos de berimbau que são usados e os toques do instrumento que caracterizam as vertentes, angola e regional, tocados no mundo todo. Em Salvador, a música, os instrumentos, as danças, a religião; tudo remete às origens africanas de seus cidadãos. Não é coincidência que grandes referências da Capoeira surgiram ali.

Exibida em cinco capítulos, a série Capoeira está apresentando os benefícios deste jogo que é, sobretudo, uma excelente ferramenta educativa e agente de integração sócio-cultural entre crianças, adolescentes e adultos, independente de raça, sexo, de seus costumes ou classes sociais. Os episódios acontecem nos mais diferentes locais, o apresentador Beto Simas, o Mestre Boneco, viaja pelo Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv, para mostrar por que a capoeira integra e transforma, é filosofia e magia.

Com mais de 300 anos de história, a capoeira é praticada em mais de 150 países, em todos os lugares a língua cantada é o português e, a cada roda, a cultura brasileira é reafirmada. A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo.

O teaser da série pode ser conferido no endereço eletrônico: