Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Sá, Rodrix e Guarabyra no ‘Musicograma’ deste sábado
30/09/2011 - 12h21m

Sá, Rodrix e Guarabyra no ‘Musicograma’ deste sábado

A história do trio que popularizou o Rock Rural

Sá, Rodrix e Guarabyra no ‘Musicograma’ deste sábado

Iranei Barreto e Ascom/EBC-TV Brasil

O Musicograma deste sábado (1º), às 21h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE), apresenta três artistas que ajudaram a criar um novo estilo musical no Brasil: Sá, Rodrix e Guarabyra. Na década de 70, o trio produziu dois álbuns que divulgaram o Rock Rural. No programa, Sá fala das viagens e da influência do rock no início da carreira. Já Guarabyra lembra da música ‘ Roque Santeiro’ que foi encomendada por Dias Gomes. E, ainda, imagens raras do último show de Zé Rodrix, antes de sua morte, em 2009. O Programa é uma produção da TV Brasil.


Os cariocas Luiz Carlos Sá, José Rodrigues Trindade e o baiano Guttemberg Guarabyra tinham carreiras solo antes da formação do trio. Mas a decisão de montar uma banda de rock rural juntou talentos já reconhecidos. Apesar de só terem gravado dois discos – “Passado, Presente, Futuro”, em 1972, e Terra, de 73, consagraram esse novo estilo musical. A partir desses discos, o Rock Rural, uma mistura do folk e do country anglo-saxônicos com a toada lusitana, virou uma febre nacional.


Logo após gravar o segundo disco, o trio Sá, Rodrix e Guarabyra foi desfeito. Rodrix decidiu levar seu talento multimídia para outras áreas. E a dupla Sá e Guarabyra seguiu a estrada sem se deixar seduzir pelos modismos do mercado. No repertório do programa, Pássaros (Sá e Guarabyra), Me faça um favor (Sá e Guarabyra), Roque Santeiro (Sá e Guarabyra), Primeira Canção (Sá e Guarabyra), Pó da Estrada (Sá, Rodrix e Guarabyra), Casa no campo (Rodrix e Tavito), Caçador de mim (Sérgio Magrão e Sá) e Espanhola (Guarabyra e Flávio Venturini).

 

Ações do documento