» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ronco e apnéia obstrutiva são os destaques do “Educativa em Revista” desta quinta
18/05/2011 - 11h10m

Fonoaudióloga explica como estes distúrbios do sono podem diagnosticados e tratados

* Audrey Trevas

Nesta quinta (19), às 7h, na Educativa FM, o “Educativa em Revista”, recebe a fonoaudióloga Ana Karinne Bandeira, que traz esclarecimentos sobre o diagnóstico e o tratamento do ronco e da apnéia obstrutiva do sono.

Tanto o ronco como a apnéia obstrutiva podem ser classificados como distúrbios do sono, e ambos estão relacionados com a passagem do ar pelas vias aéreas do sistema respiratório. O ronco ocorre durante o sono, quando o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo uma vibração de tecidos moles como palato mole, úvula, língua e outros.

Já a apnéia obstrutiva do sono é a interrupção da respiração pelo fechamento da passagem do ar ao nível da garganta. Esse fechamento pode demorar vários segundos e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar. Esse dorme e acorda pode se repetir várias vezes numa noite.

Ainda nesta edição, o diretor da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), Dario Arcanjo, faz um balanço da quarta edição do Fórum de Desenvolvimento Regional da Fits, ocorrido no dia 7 desse mês, no campus da Faculdade em Cruz das Almas.

O evento apresentou diversas atividades voltadas para a comunidade, como casamento coletivo, emissão de certidão de nascimento e carteira de trabalho, orientações jurídicas, corte de cabelo, inscrições de jovens para o primeiro emprego, ações do INSS e declaração do Microempreendedor Individual (MEI), além das ações na área de saúde.

* Relações Públicas

ASCOM IZP