Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Revista do Cinema Brasileiro fala sobre o processo de produção do audiovisual
29/04/2011 - 08h15m

Revista do Cinema Brasileiro fala sobre o processo de produção do audiovisual

As etapas de produção do audiovisual

Revista do Cinema Brasileiro fala sobre o processo de produção do audiovisual

Júlia Lemmertz e Jorge Durán

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Ainda falando da arte de criar no cinema, o Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (30), fala sobre o processo de produção do audiovisual: criar roteiro, rodar o filme, montar imagem e som. Este processo longo e árduo ganhou uma edição que se dedica a explicar as etapas que, no fim, geram um resultado que é pura diversão. O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).

O programa visita o projeto “Cinema Nosso”, que tem como objetivo levar a cultura cinematográfica a jovens que não têm acesso, viabilizando o contato com diversas linguagens e tecnologias direcionadas para a produção audiovisual. A equipe acompanha a realização de um vídeo produzido pelos alunos e registra o passo a passo.

No estúdio, Júlia Lemmertz bate um papo com Jorge Durán. Considerado um mestre na arte da dramaturgia cinematográfica, escreveu roteiros de filmes como Pixote e O Beijo da Mulher Aranha e dirigiu A Cor do Seu Destino e Proibido Proibir. Chileno, porém brasileiro de coração, ele conta como sua carreira teve início por aqui. Durán também revela quais são suas principais referências e se o reconhecimento da crítica importa mais que o sucesso de bilheteria.

Paulo Halm conta como surge a primeira fagulha de inspiração para a criação de um roteiro, a etapa em que nasce o filme. Ele fala sobre suas inspirações, referências e como é seu processo de trabalho. Ao longo de todo o programa, Hugo Carvana também dá depoimentos sobre cada uma das etapas de produção no cinema.

Para quem gosta de making of, Revista acompanhou um dia de filmagens de Billi Pig, de José Eduardo Belmonte, que tem no elenco Grazi Massafera e Selton Melo. E também os bastidores de A Montanha, filme de Vicente Ferraz, rodado na Europa e com coprodução entre Brasil, Portugal e Itália.

Revista também mostra o trabalho de um produtor, o profissional responsável por organizar o que a equipe de filmagem precisa fazer, onde, com quem. A produtora e documentarista Isabela Nicolas, que está à volta com três produções diferentes, conta como é o dia a dia de sua profissão.

E, para fechar o programa, os detalhes da etapa de finalização – a última na realização de um audiovisual. O montador Marcelo Moraes, abre as portas da sua casa e mostra a montagem do filme Meu Pé de Laranja Lima, com direito a cenas inéditas! Já os editores de som Maria Muricy, José Moreau Louzeiro e Simone Petrillo falam sobre o processo, com cenas de Nada Vai dar Certo, de Hugo Carvana, e Capitães de Areia, de Cecília Amado.

 

Ações do documento