Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Respeito é bom e eu gosto
04/07/2011 - 12h45m

Respeito é bom e eu gosto

Uma reflexão sobre o preconceito e os maus tratos com os idosos no país

Respeito é bom e eu gosto



Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O episódio “Respeito é bom e eu gosto”, da série É a Vovozinha!, que vai ao ar na segunda (4), às 20h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), mostra que tipo de violência ainda vitima os mais velhos. E que, muitas vezes, ela está dentro da própria família. Por isso mesmo, não é denunciada por quem a sofre. A série é uma produção da TV Brasil.


Uma pesquisa revelou que os idosos hoje representam grande parcela da população brasileira. Vovozinhas e vovozinhos estão mais felizes com os grupos de terceira idade, universidades e centros de referência. Mas, “nem tudo são flores” para eles, especialmente para as vovozinhas: a mesma pesquisa mostra que 87% da população desses idosos reclamam de preconceito e até de maus tratos. Agressões verbais, físicas, financeiras, desrespeito dentro do ônibus e do metrô fazem parte das queixas… E a maior surpresa é que entre os que mais desrespeitam e até maltratam os idosos estão os filhos.


Com depoimentos de especialistas e surpreendentes matérias de rua, o programa vai mostrar o que acontece por trás do tênue véu que separa os velhos dos jovens, os filhos dos pais. Pela resposta à pergunta “você trata bem a sua mãe?” foi possível ter uma amostra do que os jovem pensam sobre o que é respeitar os mais velhos. A narradora Imara Reis e as atrizes Lilian Blanc, Bia Toledo e Berta Zemmel questionam este tema. Tudo isso com delicadeza e sem perder o bom-humor.  

 

Ações do documento