Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Projeto Palavra Mínima estreia nesta sexta no Linda Mascarenhas
26/07/2011 - 14h50m

Projeto Palavra Mínima estreia nesta sexta no Linda Mascarenhas

Espetáculo que une a música de João Albrecht e a poesia de Ricardo Cabús inaugura uma série de shows promovidos pelo IZP em parceria com a Comusa.

Projeto Palavra Mínima estreia nesta sexta no Linda Mascarenhas

João Albrecht abre a temporada de shows

*Audrey Trevas e Assessoria da Comusa  


Com a proposta de unir música e poesia, estreia nesta sexta-feira (29), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, o Projeto Palavra Mínima, promovido pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) em parceria  com a Cooperativa dos Profissionais de Música (Comusa).  E já na primeira edição, o público vai conferir show com o músico João Albrecht e o poeta Ricardo Cabús. Os shows vão acontecer todas as sextas até 16 de dezembro deste ano, sempre às 20h.


O projeto Palavra Mínima tem o objetivo de criar mais um espaço para veiculação da arte produzida em Alagoas. Trata-se de um empreendimento cultural consistente na produção de espetáculos a acontecerem no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, envolvendo diversas manifestações artísticas, com a predominância da música, que se iniciará neste mês.


A finalidade é integrar a música e a literatura, contando com a presença de um escritor participando ativamente do espetáculo musical, lendo seus próprios textos. Por ser um espetáculo musical impregnado de literatura, apresenta o desafio de proporcionar a sintonia entre a palavra cantada, a música dos compositores e intérpretes e os textos dos diversos autores alagoanos, buscando, assim, unir duas expressões, como produção única. Os artistas intervêm no trabalho do outro, enriquecendo-o e demonstrando que é possível a convivência harmônica na música, na literatura e, sobretudo, na vida.


O projeto surge também como uma possibilidade de aprofundar a realização empreendedora coletiva, manifestada através do cooperativismo, de modo a fortalecer a Comusa, entidade nascida do arranjo produtivo local de cultura. A montagem dos espetáculos terá a participação direta de outros artistas, integrantes da cooperativa.

 

 Além dos shows, que acontecerão à noite, o projeto traz como diferencial a inclusão de estudantes da rede estadual e municipal, que participarão de oficinas, no mesmo local e datas dos shows, em horário diferente, tendo a oportunidade de interagir com os músicos e escritores, com acesso a uma apresentação prévia do espetáculo.

 

Acústico - A proposta do show João Albrecht Acústico é a de apresentar ao espectador alagoano o trabalho de criação musical de um dos mais experientes músicos da noite de Maceió, em um formato acústico, enfocando sua obra autoral. Com um apelo estético focado na Música Popular Brasileira contemporânea e com alguma influência do jazz e do rock.


O show contará com a direção musical do próprio João Albrecht (voz e violão nylon), acompanhado de Alexandre Rodas (violões aço e nylon), Anderson Silva (baixo) e de Wilson Miranda (percussão). O repertório será constituído basicamente de músicas de autoria própria, além de músicas de outros compositores locais.


O poeta a dividir o palco da noite será Ricardo Cabús, que também é compositor, tradutor, engenheiro e professor universitário. Idealizador do Projeto Papel no Varal, escreveu dois livros de poesia, Estações Partidas e Cacos Inconexos e um infantil, A Galinha Saudosa.


É também responsável pela organização do Minuto de Poesia, veiculado pela Rádio Educativa FM, desde 2009, além de ter composto letras para músicas com diversos parceiros, tais como Junior Almeida, Fernando Marcelo, Gustavo Gomes, Robson Amorim, Sandro Mardem e Chico Fidelis. Os ingressos do show custam R$ 20,00 reais e os promocionais são R$ 10,00 reais.


Além do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), apóiam o Projeto Palavra Mínima; a Fundação Cultural Cidade de Maceió, o Museu do Comércio de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sebrae-Alagoas e Pizzaria Santo Orégano.


Cronograma dos shows:


29/jul- João Albrecht e Ricardo Cabús
12/Ago- Lima Neto Guilherme Ramos
19/ago- Poesia Musicada no Pandeiro e Emanoel Galvão
2/set- Jan Cláudio e Eduardo Proffa
9/set- Josenildo Gomes e Milton Rosendo
23/set- Deyves e Gal Monteiro
7/out- Fátima Maia e Luiz Alberto Machado
14/out- Ibys Maceioh Marcos de Farias Costa
21/out- Fernando Marcelo e Maurício de Macedo
4/Nov- Irina Costa e Maria Gabriela Costa
11/Nov- Ezra Cristina e Sóstenes Lima
18/Nov- Sóstenes Lima e Otávio Cabral
2/dez- Luiz Alberto Machado e Fátima Maia
9/dez- Júlio Uçá e Luciano José
16/dez- Gal Monteiro e Ludmila Monteiro

Ações do documento