Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programação infantil anima mês da criança na TVE
07/10/2011 - 10h15m

Programação infantil anima mês da criança na TVE

Desenhos educativos e interprogramas sobre brincadeiras infantis estimulam criatividade da criançada

Programação infantil anima mês da criança na TVE

 Iranei Barreto


 A TV Educativa de Alagoas (TVE) exibe neste mês de outubro programação especial dedicada às crianças, com reapresentação dos melhores momentos do programa Caralâmpia, conteúdo voltado especialmente para o público infantil; exibição do interprograma “Brincar de Que?”, que mostra a garotada alagoana brincando e se divertindo muito; além da estréia na Rede Pública de TV dos desenhos “Pequenos Robôs”, “Cedric”, “Inami” e “Histórias Assim”.


 Programação infantil é prioridade nas TVs públicas, com a rede nacional investindo cada vez mais em conteúdos educativos, culturais e formadores para crianças, jovens e o público em geral.  E as novidades não param por aí, a garotada que sintonizar a TVE (Canal 3 da TV Aberta e Canal 6 da NET) vai conferir ainda os filmes infantis: “O Garoto Cósmico”, “A Ilha do Terrível Rapaterra” e “O Ladrão Hotzenplotz”; e as animações brasileiras “Meu AmigãoZão”, “Escola pra Cahorro”, “Tromba Trem” e “Carrapatos e Catapultas”. 


Ao longo da semana, nos intervalos da programação, será exibida a animação O quarto do Jobi, personagem de 9 anos que vive inúmeras aventuras ao lado de seu sapo, Oscar. Além dos já conhecidos “TV Piá”, “ABZ do Ziraldo”, “Turma do Pererê”, “Dango Balango”, “Catalendas” e outras dez animações que fazem parte da programação infantil da Rede Pública de TV.


 O quadro “Brincar de que?”, da TVE, em sua 2º edição, busca descobrir o que a garotada alagoana anda aprontando por aí.  Os papais, as mamães, titias, titios e avós corujas poderão compartilhar as travessuras e brincadeiras de seus filhos, sobrinhos, netos ou afilhados na telinha da emissora educativa, bastando para isso enviar vídeos da criançada com a mão na massa.  As gravações podem ser feitas a partir de qualquer câmera digital, ou mesmo do celular, com no mínimo 20 segundos e no máximo um minuto de duração. O material deve ser disponibilizado no youtube, com o envio do link para o e-mail criacaotveizp@gmail.com.


 Desenhos - A criançada vai embarcar nas historinhas de um mundo construído de sucata com “Pequenos robôs”, que vai ao ar nesta quarta-feira (12), às 9 horas. A série estimula a criatividade e a cooperação, e ainda discute questões como o desperdício e a reciclagem de materiais. No sábado, (15), às 11 horas, estréia “Histórias assim”. Com ele, os contos do escritor britânico Rudyard Kipling, escritos há mais de um século, ganham as telas da TV, conduzindo o espectador por um universo fantástico e poético.


Ainda no sábado (15), estréiam “Cedric”, às 11h15 e Inami, ao meio-dia. Cedric é um garoto de 8 anos, levado e questionador, que tenta encontrar equilíbrio no caótico mundo em que vive, tendo como aliado um diário secreto; Já Inami é um índio de 11 anos que vive com a família na tribo dos Bellacaibos, na Amazônia. Diferente dos garotos que moram na cidade, o personagem vive cercado pela exuberante natureza. 

Ações do documento