Programa Aplauso apresenta Olivia Hime
A cantora, letrista e produtora carioca Olívia Hime é a homenageada do Aplauso da Rádio Educativa FM, que vai ao ar neste domingo às 10h. A artista multimídia, casada com o pianista e compositor Francis Hime, seu parceiro em várias canções, é conhecida pela autoria de sucessos como “Meu homem”, “Alta madrugada”, “Desatino”, “Belo belo”, “Choro Rasgado” e “Desencanto”.
Olivia Hime começou sua carreira no início dos anos 80. Fez parte de um grupo ao lado de Miúcha e Telma Costa, atuando em um show de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Em 1977, Olívia produziu o LP "Passaredo", de Francis Hime. Em seguida, começou a participar de discos e shows do compositor e também a compor. Gravou seu primeiro LP em 1981, "Olívia Hime", produzido por Dori Caymmi.
Ainda na década de 80, lançou o LP "Segredo do meu coração", gravou os discos "Máscara"; "O fio da meada"; "A música em Pessoa", musicando poemas de Fernando Pessoa; e "Estrela da vida inteira", projeto para o qual convidou compositores como Gilberto Gil, Francis Hime, Tom Jobim, Milton Nascimento e Dorival Caymmi, entre outros, para musicarem poemas de Manuel Bandeira.
Em 1997, lançou o CD "Alta madrugada". No ano seguinte, gravou o CD "Serenata de uma mulher - Olívia Hime canta Chiquinha Gonzaga". Em 2000, participou do CD “Sempre Chiquinha”, que reúne alguns dos melhores intérpretes da compositora. No mesmo ano fundou o selo Biscoito Fino.
Em 2002, lançou o CD "Mar de algodão", contendo exclusivamente obras de Dorival Caymmi. Em 2008, esteve em Maceió para lançar seu 1º. DVD, “Palavras de Guerra”, com as composições de Ruy Guerra.