Programa “IZP no São João de Alagoas” tem edição sobre quadrilhas juninas
Estilizadas e tradicionais, programa abre espaço democrático para a diversidade cultural do São João alagoano.
* Audrey Trevas
A 2º edição do programa “IZP no São João de Alagoas”, que vai ao ar nesta terça-feira (14) na Rádio Educativa FM, das 08h às 09h, e na Rádio Difusora de Alagoas (AM 960), das 13h às 14h, será sobre quadrilhas juninas de Alagoas.
Sob o comando do radialista e jornalista Marcos Guimarães, o programa recebe Cláudio Menezes, vice-presidente e tesoureiro da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal); o coreografo e diretor artístico da quadrilha “Mandacaru”, Ginaldo Santos, representando as quadrilhas estilizadas do interior, e o radialista Gilberto Lima, coordenador do Festival de Quadrilhas Juninas da Gazeta.
Ainda nesta edição, Marcos Guimarães bate um papo com a professora Mariluce Bernardo, que fala sobre as quadrilhas tradicionais do estado. Quem também participa do programa é o diretor da Rádio Difusora, Afrânio Godoy.
Estreia- Na primeira audição, de uma série de 10 programas especiais intitulado “São João de Alagoas, foram entrevistados o Diretor Presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Marcelo Sandes, e o Diretor da Educativa FM, Ricardo Telles, que falaram sobre a programação junina das emissoras do IZP.
O programa também contou com a participação especial da museológa Carmem Lúcia Dantas, que falou sobre a história de Santo Antônio e a simbologia das festas juninas. O pesquisador e psicólogo Edmilson Vasconcelos, filho do radialista Edécio Lopes, também marcou presença na primeira edição do programa.