Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa “Conhecer” será sobre pesquisas que buscam combater pragas agrícolas com menos impacto ambiental
07/06/2011 - 17h18m

Programa “Conhecer” será sobre pesquisas que buscam combater pragas agrícolas com menos impacto ambiental

Programa “Conhecer” será sobre pesquisas que buscam combater pragas agrícolas com menos impacto ambiental

 

Iranei Barreto


O conhecer desta semana vai falar sobre uso de feromônios para o combate de pragas na agricultura, especificamente a do bicudo do coqueiro, que traz muitos prejuízos as plantações. Para falar sobre o assunto, o programa, que vai ao ar nesta quarta-feira (08), às 20h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), recebe o professor do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eusébio Goulart.


Eusébio Goulart é Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais, e além de professor do Instituto de Química e Biotecnologia também é líder do grupo de Ecologia Química da Ufal.


Pesquisas alternativas para o controle de pragas agrícolas que venham a danificar o mínimo possível o meio ambiente já vem sendo pesquisado na Ufal há cerca de 20 pelos pesquisadores do Instituto de Química Biotecnologia, que reproduzem em laboratório uma substância própria destes insetos - o cheiro deles - para fazer a captura do besouro.  É através desta substância - do feromônio - que os insetos se comunicam.


Durante está edição, Eusébio Goulart vai falar sobre esta pesquisa e também sobre os avanços obtidos no trabalho que já dura duas décadas. O professor fala ainda sobre os produtos patenteados e explica a diferença entre essas substâncias chamadas feromônios e os tradicionais pesticidas.


Sobre o programa: Dar visibilidade e divulgar a produção científica, tecnológica e as inovações em nosso Estado. Esta é a proposta do programa semanal ‘Conhecer’, a mais nova atração da emissora, exibida sempre as quartas, às 20h, com reapresentação às quintas-feiras, ao meio-dia, e aos sábados, às 15h30.

 

 Com linguagem coloquial, objetiva e descontraída, o programa se propõe a levar a público os diferenciais e o que está acontecendo de relevante em universidades e centros de pesquisa alagoanos em termos de projetos, pesquisa e extensão, ressaltando os objetivos e os benefícios que poderão advir em benefício da coletividade.


Comportando entrevistas, reportagens, imagens e apoio gráfico o Conhecer se propõe a divulgar o uso da ciência e da tecnologia para a solução de problemas e sua aplicação prática no dia-a-dia das pessoas.


Com meia hora de duração, o programa tem apresentação do jornalista Clayton Santos, produção de Vera Valério, edição de Chris Duarte e Daniel Lima e imagens do cinegrafista Samuel Limeira.

Ações do documento