Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa ‘Conhecer’ discute o uso da Própolis Vermelha em pesquisas no estado
24/05/2011 - 15h55m

Programa ‘Conhecer’ discute o uso da Própolis Vermelha em pesquisas no estado

O professor Ticiano Gomes do Nascimento vai falar como andam as pesquisas da própolis no controle do vírus da AIDS e de outras doenças.

Programa ‘Conhecer’ discute o uso da Própolis Vermelha em pesquisas no estado

Ticiano Gomes vai falar sobre os resultados destas pesquisas e dos benefícios da própolis.

 

Iranei Barreto


No ‘Conhecer’ desta quarta-feira (25), às 20h, os telespectadores da TV Educativa de Alagoas (TVE) vão saber como andam as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Alagoas sobre a própolis vermelha, encontrada no litoral alagoano. Já existem estudos sobre as propriedades biofarmaceuticas desta variedade de própolis, inclusive no controle do vírus da AIDS e de outras doenças.


Nesta edição, o jornalista Clayton Santos conversa Ticiano Gomes do Nascimento, professor do curso de Farmácia da Ufal e coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Controle de Qualidade dos Medicamentos, da Escola de Enfermagem e Farmácia. Ticiano vai falar sobre os resultados destas pesquisas e dos benefícios da própolis.


A própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir de coletas na vegetação. Por isso, pode ter cores e propriedades diversas, dependendo do ecossistema local. A própolis vermelha de Alagoas tem características específicas, porque é produzida a partir da resina do rabo-de-bugio, planta encontrada nos manguezais.
Os flavonóides, que são compostos químicos encontrados nas plantas, extraídos da própolis vermelha já tem comprovação como antioxidantes, ou seja, retardam o envelhecimento das células.


Sobre o programa: Dar visibilidade e divulgar a produção científica, tecnológica e as inovações em nosso Estado. Essa é a proposta do programa semanal ‘Conhecer’, a mais nova atração da emissora, exibida sempre as quartas, às 20h, com reapresentação às quintas-feiras, ao meio-dia, e aos sábados, às 15h30.
 Com linguagem coloquial, objetiva e descontraída, o programa se propõe a levar a público os diferenciais e o que está acontecendo de relevante em universidades e centros de pesquisa alagoanos em termos de projetos, pesquisa e extensão, ressaltando os objetivos e os benefícios que poderão advir em benefício da coletividade.


Comportando entrevistas, reportagens, imagens e apoio gráfico o Conhecer se propõe a divulgar o uso da ciência e da tecnologia para a solução de problemas e sua aplicação prática no dia-a-dia das pessoas.


Com meia hora de duração, o programa tem apresentação do jornalista Clayton Santos, produção de Vera Valério, edição de Chris Duarte e Daniel Lima e imagens do cinegrafista Samuel Limeira.

Ações do documento