» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Plantio de árvores em áreas urbanas deve ser feito com cautela
10/07/2017 - 11h05m

Plantio de árvores em áreas urbanas deve ser feito com cautela

Gerente de manutenção da Eletrobras explica perigos e consequências do ato

Plantio de árvores em áreas urbanas deve ser feito com cautela

Somente este ano, quase cinco mil ocorrências envolvendo árvores e a rede elétrica foram registradas na capital, segundo a Eletrobras. O que ocasiona esse tipo de chamado é a quantidade de árvores com tamanhos desproporcionais aos espaços dos centros urbanos. O gerente de manutenção do órgão, Bruno Amaral, esteve no programa Espaço Livre para alertar sobre o perigo do plantio desregrado e falta de manutenção das plantas.

Segundo o gerente, a queda de árvores pode levar postes e redes energizadas ao chão, pondo em risco a segurança da população. Por isso, a Distribuidora tem reforçado as orientações para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

A indicação do órgão é de plantar árvores apenas de pequeno porte, com no máximo quatro metros de altura. A recomendação a ser seguida também leva em consideração os cabos de telefonia, internet e TV.

“Nas áreas privadas, o proprietário deve ficar atento à proximidade com a rede elétrica. Já nos espaços públicos, a população deve acionar os órgãos municipais responsáveis pela poda da vegetação, caso elas atinjam proximidade com os fios”, informa Amaral.

Caso as árvores atinjam os cabos, a Eletrobras deve ser acionada pelo telefone 0800 082 0196.

O programa Espaço Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 11h30 na Rádio Difusora, pela freqüência AM 960.