Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pesquisa sobre drogas entre universitários é tema do ‘Conhecer’ desta quarta
10/08/2011 - 10h13m

Pesquisa sobre drogas entre universitários é tema do ‘Conhecer’ desta quarta

Nesta edição, o Dr. Liércio Pinheiro fala sobre os resultados deste estudo inédito, realizado em 2009, com estudantes universitários das 27 capitais brasileiras.

Pesquisa sobre drogas entre universitários é tema do ‘Conhecer’ desta quarta

Iranei Barreto

O Conhecer desta quarta-feira (10) será com o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Cesmac, doutor Liércio Pinheiro, que vai falar sobre uma pesquisa nacional, realizada também em Alagoas, sobre o uso de álcool, tabaco e drogas entre universitários das capitais brasileiras. O programa Conhecer é produzido e exibido pela TV Educativa de Alagoas (TVE) e vai ao ar todas as quartas às 20h, com reapresentação as quintas, ao meio-dia, e aos sábados, às 15h30.


O I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, é um trabalho inédito e considerado inovador, já que existem poucos estudos sobre o tema. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Saúde, em 2009, e Liércio Pinheiro coordenou a pesquisa em Alagoas. 


Nesta edição do Conhecer, Liércio fala sobre a pesquisa, que apresenta o perfil desse segmento da população frente ao consumo de álcool e outras drogas; fala das implicações do uso das drogas X desempenho acadêmico; bem como sobre os comportamentos de risco a ele associados, como a direção de veículos automotores e a prática sexual desprotegida.


Liércio Pinheiro fala ainda sobre os dados apresentados, que apontam para uma realidade surpreendente: quase 49% dos universitários pesquisados já experimentaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida e 80% dos entrevistados, que se declararam menores de 18 anos, afirmaram já ter consumido algum tipo de bebida alcoólica.

Sobre o programa- O ‘Conhecer’ busca dar visibilidade e divulgar a produção científica, tecnológica e as inovações em nosso Estado. Com linguagem coloquial, objetiva e descontraída, o programa se propõe a levar a público os diferenciais e o que está acontecendo de relevante em universidades e centros de pesquisa alagoanos em termos de projetos, pesquisa e extensão, ressaltando os objetivos e os benefícios que poderão advir em benefício da coletividade.


Comportando entrevistas, reportagens, imagens e apoio gráfico, o ‘Conhecer’ se propõe a divulgar o uso da ciência e da tecnologia para a solução de problemas e sua aplicação prática no dia-a-dia das pessoas.


Com meia hora de duração, o programa tem apresentação do jornalista Clayton Santos, produção de Vera Valério, edição de Chris Duarte e Daniel Lima e imagens do cinegrafista Samuel Limeira.

 

Ações do documento