Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Orangotango no Extinções
15/06/2011 - 09h48m

Orangotango no Extinções

A história de Ratna, uma jovem mãe orangotango

Orangotango no Extinções

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O segundo documentário da série Extinções apresenta na quarta-feira (15), às 23h na TV Educativa, a história de Ratna, uma jovem fêmea orangotango.

Estima-se que, no inicio do século XX, cerca de 315.000 orangotangos habitavam as florestas das ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia, sudeste asiático. Hoje, menos de 78.000 primatas da espécie sobrevivem nessas ilhas. A cada ano, 1000 orangotangos morrem por causa do desmatamento predatório de suas florestas e a invasão de vastas monoculturas que atendem os insaciáveis mercados do ocidente.

Em malaio, orangotango significa “homem das florestas”. Para ilustrar a tragédia deste “homem” em extinção, o documentário acompanha os passos do primatólogo David Dellatore, que observa e fotografa a vida de Ratna, uma fêmea orangotango na floresta de Sumatra. Capturada quando filhote, Ratna compartilhava o destino de tantos outros primatas domesticados ilegalmente, até que uma organização ambiental a resgatasse e a devolvesse à vida selvagem.

Sua reintegração ao habitat de origem parecia bem-sucedida com o nascimento de sua primeira cria. Mas, Ratna adota um comportamento até então desconhecido pela comunidade científica: devora seu único filhote.

Orangotangos fêmeas são tradicionalmente apegadas à sua prole como o são mães humanas. Este primeiro registro de canibalismo entre primatas tão evoluídos lança David Dellatore em uma investigação pelas florestas da Indonésia. O primatólogo suspeita ter presenciado o inicio de uma mudança comportamental que possa acelerar a extinção de toda uma espécie.

Com direção de Idzwan Othman, o segundo episódio, apresentado por Luana Piovani, é uma produção francesa da Frederic Lepage Concepts.

A série Extinção apresenta, sempre às quartas-feiras, seis documentários sobre a vida de seis grandes animais que enfrentam seu pior inimigo: a extinção. Com imagens registradas em 17 países, a série retrata o drama de cada espécie diante da ameaça de destruição do seu ecossistema pelas mãos dos homens. O público poderá acompanhar cenas fortes e inéditas da luta pela sobrevivência do tigre, guepardo, orangotango, elefante asiático, urso polar e da onça pintada.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento