Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Observatório da Imprensa debate a cobertura da imprensa no caso Dominique Strauss-Kahn
31/05/2011 - 15h59m

Observatório da Imprensa debate a cobertura da imprensa no caso Dominique Strauss-Kahn

Um debate sobre o código de conduta utilizado pela imprensa francesa e americana


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O Observatório da Imprensa desta terça-feira (31) vai debater a cobertura da imprensa no caso do ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn. Preso em Nova York, no último dia 14, desde que uma camareira do hotel naquela cidade denunciou ter sido vítima de um ataque sexual, ele atraiu para si toda a atenção da mídia americana. O programa vai ao ar às 23h pela T Educativa de Alagoas (TVE).


A exposição do suspeito Kahn algemado gerou protestos dos franceses que têm um código de conduta em sua imprensa bem diferente do utilizado pelos jornalistas e veículos americanos. Na França, preserva-se a imagem do acusado até que a culpa seja comprovada. A vida pessoal dos envolvidos também é preservada, desde que não tenha nenhuma relação com o caso. A partir da prisão, a vida do ex diretor tem sido cercada por uma série de boatos e denúncias ligadas a mulheres.


Para falar sobre o assunto Alberto Dines recebe no estúdio o jornalista Fábio Zanini (Folha de São Paulo);  e os correspondentes Mac Margolis (Newsweek) e  Marie Naudascher (Rádio RTL /France). O programa ouviu ainda a opinião do antropólogo Roberto da Matta e dos jornalistas Carlos Eduardo Lins da Silva, Débora Berlinck (Paris) e Lucas Mendes (Nova York).

 

Ações do documento