Observatório da Imprensa: Amazônia longe da grande mídia
Um debate sobre a limitação da mídia na cobertura de assuntos fora dos grandes centros
Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil
O Observatório da Imprensa desta terça-feira (14), às 22h na TV Educativa, vai mostrar a limitação dos grandes jornais e redes de TVs localizados na região sudeste do Brasil, em mostrar o país em sua totalidade.
Recentemente a região Norte entrou na pauta do dia: os assassinatos por disputas de terras, a rebelião de Belo Monte, os desmatamentos e o novo Código Florestal. Mas será que tão distante, esta mídia “sudestina” consegue analisar bem essas questões? Será que se esta grande mídia se mostrasse mais presente fora dos grandes centros, com uma cobertura mais efetiva, as autoridades não se sentiriam mais pressionadas para sair em busca de soluções?
Para falar sobre o assunto, o Observatório da Imprensa recebe como convidados o cientista político Sérgio Abranches (site O Eco), o antropólogo Alfredo Wagner Almeida (coordenador do Projeto Cartografia Social da AM) e a jornalista Afra Balazina (O Estado de São Paulo). O programa ainda ouviu a opinião do Padre Dirceu Fumagalli, coordenador Nacional da CPT (Comissão Pastoral da Terra); e do jornalista Washington Novaes.
O programa é uma produção da TV Brasil.