Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias O subúrbio de Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz
23/09/2011 - 14h12m

O subúrbio de Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz

Dois talentos da nova geração do samba

O subúrbio de Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz


Iranei Barreto e Ascom/EBC-TV Brasil


No Musicograma deste sábado (24), às 21h30, dois artistas da nova geração do samba: Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP).


Dorina nasceu em Irajá, subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro. Este ano ela comemora 15 anos de uma carreira devotada ao samba. Disposta a viver de música, começou a gravar nos anos 90. Desde “Eu canto Samba”, lançado em 1996, todos os seus discos trazem a palavra samba no título. O único CD que foge à regra é “Brasileirice”, deste ano, que tem no título a sua identidade musical.
No repertório, Abençalgueiro (Almir Guineto e Nei Lopes); Te Vejo Passar (Almir Guineto, Fred do Salgueiro e Marcio Wanderley); Pedi ao Céu (luvercy e Almir Guineto); Lama nas Ruas (Zeca Pagodinho e Almir Guineto) e Mas que Batuque é esse (Sereno e Moacyr Luz).


Já Marquinhos de Oswaldo Cruz adotou o nome do bairro onde nasceu Oswaldo Cruz. O criador do projeto Trem do Samba é conhecido pela contestação aos padrões impostos pela indústria cultural. Em 1990, ele criou o movimento Acorda Oswaldo Cruz, base de tudo que estava por vir. Em 1997, desenvolveu ações para a retomada do samba aos redutos de origem, chegando à Lapa. No programa, ele fala do bairro, de suas influências e de como surgiu a ideia de comemorar o Dia Nacional do Samba nos trens.


Na edição, Marquinhos interpreta Décima Sexta Estação (Marquinhos de Oswaldo Cruz); Apoteose do Samba (Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola); Ouro e Tesouro (Ivan Milanez, Moc e Xande de Pilares); Estrela de Madureira (Acyr Pimentel Cardoso); e Geografia Popular (Moc, E. Oliveira e Arlindo Cruz).

Ações do documento