Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Fusca é tema do “Diverso” desta sexta
30/06/2011 - 10h15m

Fusca é tema do “Diverso” desta sexta

A história e paixões de um dos carros mais importantes do mundo

Fusca é tema do “Diverso” desta sexta


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O programa Diverso desta sexta-feira (01) conta a história, as paixões e os “causos” de um dos mais importantes carros do mundo: o Fusca. O programa é uma produção da TV Brasil e vai ao ar em Alagoas, às 17h30, pela TV Educativa (TVE).


Resistente, barato, criado para enfrentar o frio e o deserto, esse veículo foi projetado a pedido de Adolf Hitler no inicio dos anos 30. Considerado eficiente, o fusquinha serviu de veículo militar na Segunda Guerra Mundial.


No Brasil, caiu no gosto do povo e, até hoje, são muitos os seguidores e aficionados. O Diverso ouviu alguns colecionadores e participantes do Clube do Fusca de Belo Horizonte e conversou com o ex-presidente Itamar Franco que, durante sua gestão, reativou a fabricação desse carro.


No quadro locutório, o historiador Alexander Gramow, um dos maiores conhecedores sobre o assunto no Brasil e autor de vários livros sobre o carro, foi entrevistado via internet.

 Sobre o programa- O Diverso aborda a cultura urbana e pop e seu impacto no mundo de hoje. Em cada edição, o programa trata de um assunto relacionado às manifestações culturais e artísticas do Brasil.

O programa levanta questões relacionadas às nossas matrizes culturais – como elas se articulam em relação à contemporaneidade – e tem como proposta refletir de forma crítica sobre o imaginário popular e investigar o que significa ser brasileiro e latino-americano nos dias atuais.

Ações do documento