Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias O ‘Comentário Geral’ desta semana será sobre Favela
25/05/2011 - 10h54m

O ‘Comentário Geral’ desta semana será sobre Favela

Luciano Vidigal fala sobre o projeto 5 X UPP e convidados dão seus depoimentos

O ‘Comentário Geral’ desta semana será sobre Favela


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


A palavra do Comentário Geral desta quarta (25) é favela, termo criado no Brasil por causa de uma planta encontrada no morro. Na prática, ela é o berço do samba, da cultura afrourbana, mas também de problemas sociais que afligem muita gente. Hoje, devido à instalação das UPPs, as favelas estão vivendo grandes transformações. Mas qual será o destino delas? O programa vai ao ar às 19h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


O ator e cineasta Luciano Vidigal, do grupo Nós do Morro, fala do filme 5 x Favela – Agora por Nós Mesmos e do 5 X UPP, ainda em produção. O proprietário do The Maze, um hotel estilo bed, breakfast and view, Bob Nadkarni, explica como é estar inserido numa favela. E o coordenador da UPP Social da Prefeitura do Rio, José Marcelo Zaccha, faz um balanço do que foi feito até agora junto às comunidades.


Segundo Ivana Bentes, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, o primeiro filme de repercussão internacional que mostrou favela foi Orfeu, de Marcel Camus, na década de 50. Ela dá seu depoimento ao programa e destaca as principais mudanças no modo como a favela é representada na sétima arte. Já o diretor artístico do Afroreggae, Johayne Hildefonso, discute o impacto desse projeto em Vigário Geral e fora dele.


Confira o teaser do programa:
http://www.youtube.com/watch?v=btyUk2pZG84&feature=player_embedded

Ações do documento