Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Nova temporada do ‘Almanaque Brasil’ vai às ruas para buscar brasilidade
28/07/2011 - 11h10m

Nova temporada do ‘Almanaque Brasil’ vai às ruas para buscar brasilidade

Programa de estreia traz Fernanda Montenegro e Paulinho da Viola

Nova temporada do ‘Almanaque Brasil’ vai às ruas para buscar brasilidade

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O programa Almanaque Brasil continua sua surpreendente viagem pelos quatro cantos do país, apresentando cultura, história, diversão, curiosidades e entrevistas com convidados, que são a cara do Brasil. A temporada 2011 traz muitas novidades e estreia na sexta-feira (29), às 20h, com apresentação de Luciana Melo. A atração é produzida pela TV Brasil e exibida em Alagoas pela TV Educativa (TVE).

O popular Almanaquias, interpretado por Robson Nunes, sai do estúdio e ganha as ruas para testar pessoalmente o nível de brasilidade da população, com desafios engraçados, charadas e trava-línguas.

O quadro É do baú amplia seus horizontes e passa a resgatar modas, hábitos, brincadeiras e objetos que marcaram época, como o anel brucutu, as meias dancing days, rapé, penteado com Bom Bril, boneca Fofolete e outras delícias de outrora.

As entrevistas do Papo Cabeça e Cantos do Brasil ganham mais espaço, com duas entradas por programa. Mais tempo para aproveitar os convidados especiais, como Fernanda Montenegro, Marcelo Gleiser, Araquém Alcântara, Mary Del Priore, Mario Sérgio Cortella e Daniel Munduruku. No Cantos do Brasil os sons de Paulinho da Viola, Vitor Araújo, Pinduca, Trio Mocotó, Toquinho, Kristoff Silva, Lô Borges, Mart’nália, entre muitos outros!

O Ilustres Brasileiros revisita a memória de personalidades que ajudaram a mudar a vida do país, cada qual à sua maneira. Pagu, Juscelino Kubitscheck, Irmãos Villas Boas, Dom Pedro II, Ayrton Senna, Barão do Rio Branco, Betinhho e Burle Marx, são alguns deles.

No quadro Coisas Nossas, temas bem brasileiros que vão desde um divertido livro de recordes tupiniquim até casos de amor, monstros e fantasmas genuinamente nacionais, manias de torcedores exacerbados, e muito mais.

No Você Sabia, episódios imperdíveis da nossa história que dão ótimas histórias de Almanaque como a Amélia que era, sim, mulher de verdade; o pombo correio que caiu nas garras da ditadura, ou muita adrenalina a 3 Km por hora no primeiro acidente automobilístico do país.

O Ciência Doméstica traz dicas que vão desde como acalmar um bebê chorão até o significado dos sonhos e as manhas para equilibrar uma bandeja ou vencer um campeonato de sinuca.

E você ainda aprende Como é que se faz redes de pesca, pranchas de surf, sonoplastia de rádio novelas, azulejos hidráulicos e origamis, entre outras manhas e habilidades.

Assista à nova temporada para descobrir por que o Almanaque Brasil está divertido como sempre e novidadeiro como nunca.

Bandeiras, histórias ao vento

No primeiro episódio da nova temporada, que vai ao ar na sexta (29), às 20h, o telespectador poderá curtir curiosidades divertidas sobre as bandeiras do Brasil, com suas cores, símbolos e significados.

Tem também a Ciência Doméstica por trás dos sonhos, que instiga a imaginação de muita gente. Você vai conhecer os segredos da fabricação de vitrais, as peripécias de um pombo correio que foi preso como subversivo na ditadura e um pouco da vida do Ilustre Brasileiro Betinho, o famoso irmão do Henfil, celebrado na canção. Além de muitas outras histórias de Almanaque!

Entre os convidados de honra do Almanaque Brasil estão a grande atriz Fernanda Montenegro e o mestre Paulinho da Viola, em participações deliciosas, contando curiosidades sobre as suas carreiras.

No É do baú, o teste de quem se lembra do famoso anel brucutu, acessório indispensável na época da Jovem Guarda. E ainda para completar, o Almanaquias que sai do estúdio e ganha as ruas para testar, pessoalmente, o nível de brasilidade da população.

 

Ações do documento