Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias No Ser Saudável de hoje, o tema é leite
14/06/2011 - 10h30m

No Ser Saudável de hoje, o tema é leite

Especialistas esclarecem diferenças e dúvidas sobre a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite

No Ser Saudável de hoje, o tema é leite

Médico Enrique Barros com a pediatra Cristina Targa Ferreira

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O Ser Saudável desta quarta-feira (15), às 20h30 na TV Educativa, mostra como pessoas com restrições ao leite precisam mudar os hábitos alimentares para não perder nutrientes ricos como o cálcio. Especialistas esclarecem as diferenças e as dúvidas entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite.

A queixa mais frequente de quem tem um desses distúrbios é um forte mal-estar após a ingestão de leite ou seus derivados. Foi o que aconteceu com a família da cineasta, Lisiane Cohen. Durante a amamentação dos dois filhos, ela descobriu que as crianças tinham alergia à proteína do leite. Para continuar amamentando os filhos, Lisiane precisou mudar radicalmente a sua alimentação, eliminando da dieta todos os alimentos com a proteína do leite na composição. O programa irá mostrar também a história da médica, Juliana Vier Paz, 36 anos, que descobriu que tem intolerância à lactose. Depois do diagnóstico, ela também precisou readequar sua alimentação e evitar o leite e seus derivados. Como o leite é rico em cálcio, mineral necessário para a saúde, o programa irá mostrar algumas alternativas que podem substituir esse alimento, além de dicas sobre os efeitos causados pelo problema.

Os médicos e apresentadores do programa, Enrique Barros e Lívia Hartmann, conversam sobre o assunto com a pediatra Cristina Targa Ferreira, membro do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira e médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento