Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias No Comentário Geral, a palavra é amor
08/06/2011 - 08h53m

No Comentário Geral, a palavra é amor

Convidados falam sobre as formas de amor e como ele faz a vida valer a pena

No Comentário Geral, a palavra é amor

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

No mês dos apaixonados o tema não poderia ser outro. Amor antigo, amor gostoso, amor bandido, amor a Deus, amor fraternal, amor à pátria… O Comentário Geral desta quarta (08), às 19h30 na TV Educativa, fala de um tema que é o princípio de tudo: o amor. O programa traz convidados que apresentam as diferentes faces e formas de amar.

A palavra originária do latim, pode ter diversos significados na língua portuguesa. O conceito mais utilizado é a formação de um vínculo emocional com alguém ou algum objeto que estimule essa motivação. Amar também tem o sentido de gostar muito, e para ocorrer essa interação, não importa o diferença social, cultural ou racial. Qual é a cara ou a cor do amor? Não se sabe! Sendo sempre motivo de comemoração, o amor pode acontecer entre homem e mulher, ou entre pessoas do mesmo sexo, ao próximo, ao amigo… não existe uma forma correta de amar.

Há também quem o idealiza demais. Esse tipo de amor é chamado de amor platônico, podendo ser um amor impossível de se realizar, puro, perfeito. A palavra “platônico” é atribuída`a interpretação da filosofia de Platão, ao sentido de algo existente apenas no plano das ideias, ou seja, o amante busca no amado a verdade absoluta.

A convidada, cineasta Ana Rieper, fez uma pesquisa sobre o amor brega através dos cantores desse estilo de música. Essa pesquisa rendeu o documentário “O Amor é Brega”, que fala sobre as músicas românticas no Brasil. Já o ginecologista – terapeuta, Amaury Mendes Jr comenta sobre a diferença entre amor e sexo, e qual a importância para as pessoas uma relação afetiva no dias atuais. Na psicologia, o analista junguiano, Walter Boechat, explica a relação entre auto-estima e amor próprio, como manter e aumentar nossa auto-estima. Na dramaturgia, Hamilton Vaz aborda a geração da “paz e amor”.

Para o cinema nada é impossível. Por isso, ator Igor Cotrim e o cineasta Marcelo Laffitte falam de como viver um amor quase impossível nas telas, como o amor entre Elvis e Madona. O pastor Jonas Resende trata da diferença entre o amor ao próximo e o amor condicional. O que é pátria para você? O professor de história da UFF, Daniel Reis, comenta sobre o conceito de patriotismo na época da ditadura e nos dias de hoje. O que música tema a ver com amor ? Músicos da banda Do Amor contam  de onde veio a ideia do nome e o que ele tem a ver com o grupo e o som. E Via Negromonte , atriz e cantora, difere o amor incondicional dos outros tipos de amor.

O Comentário Geral é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento