» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ney Matogrosso é o homenageado especial do programa “Aplauso” deste domingo
29/07/2011 - 13h17m

Ney Matogrosso é o homenageado especial do programa “Aplauso” deste domingo

Nesta edição comemorativa aos 70 anos do cantor, comemorado na próxima segunda-feira (1º), o repertório vem com interpretações de músicas de compositores alagoanos.

Ney Matogrosso é o homenageado especial do programa “Aplauso” deste domingo

*Audrey Trevas

Neste domingo (31), o programa “Aplauso” faz uma homenagem especial aos 70 anos do cantor Ney Matogrosso, que serão completados nesta segunda, (1º). Os ouvintes poderão conferir o talento, a versatilidade, a malícia, a sensualidade, a teatralidade de um dos maiores interpretes e que mais produzem no cenário da MPB. O programa vai ao ar das 10h às 12h pela Educativa FM (107,7 MHz), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Ney Matogrosso ou Ney de Souza Pereira nasceu no dia 1º de agosto de 1941 em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. Filho de militar morou no Recife, em Salvador, no Rio de Janeiro e em Campo Grande. Aos 17 anos entrou para a Aeronáutica, indo mais tarde trabalhar no laboratório de anatomia patológica do Hospital de Base de Brasília. Pouco mais tarde começou a cantar em um quarteto vocal e participou de um festival universitário, depois do que enveredou para a carreira artística, querendo ser ator de teatro. Com esse objetivo foi para o Rio de Janeiro em 1966, onde virou hippie e passou a viver da venda de peças de artesanato.

Em 1971 mudou-se para São Paulo, adotou o nome artístico Ney Matogrosso e passou a integrar o grupo Secos e Molhados, que, em apenas um ano e meio de vida, tornou-se um fenômeno, vendeu mais de um milhão de discos e se desfez. Ney projetou-se com o sucesso da banda, chamando a atenção por sua voz e por seu desempenho sempre teatral no palco. Um dos pontos fortes que o tornou um dos interpretes mais consagrados do país até os dias atuais.

Nesta edição do “Aplauso”, os fãs do cantor e ouvintes da Educativa FM poderão fazer um passeio musical pelo seu repertório com músicas como, “ A distância”, de Erasmo e Roberto Carlos;  “ Poema”, de Cazuza e Frejat; “ A cor do desejo”, de Junior Almeida e Ricardo Guima , dentre outras, além de  ouvirem um breve resumo pela trajetória artística do cantor.

Ney Matogrosso exibe números bastante expressivos em relação a sua carreira. São 36 discos lançados, 40 canções em trilhas sonoras de telenovelas, minisséries e seriados, além dos inúmeros prêmios em vários segmentos em 40 anos de carreira. Ney completa 70 anos de idade e continua em pleno vigor físico e profissional, se reinventando a cada temporada. “Beijo Bandido”, seu último trabalho foi gravado ao vivo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma espécie de ‘releitura’ da música brasileira. Ney já gravou canções de compositores alagoanos como Júnior Almeida e Ricardo Guima e, em breve, gravará uma música de Vitor Piralho em seu próximo C.D.

O programa da série “Aplauso” vai ao ar todos os domingos, das 10 h às 12h, pela Educativa FM (107, 7 MHz), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e tem pesquisa ,  roteiro musical e supervisão geral de Givaldo Kleber,  trabalhos técnicos de Edson Silva e apresentação de Elias Ferreira.

*Relações públicas
ASCOM IZP