Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Memória é o tema do Comentário Geral desta quarta
18/05/2011 - 10h58m

Memória é o tema do Comentário Geral desta quarta

Especialistas vasculham todos os aspectos que envolvem o assunto

Memória é o tema do Comentário Geral desta quarta



Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


A palavra do Comentário Geral desta quarta (18) é aquela que as pessoas não esquecem nunca, apesar de perdê-la com frequência: a memória. Muitos são capazes de lembrar de coisas de lá do fundo do baú e se esquecem do que comeram ontem no almoço. Nesta edição, um time de especialistas vasculha todo o mistério que envolve a memória. O programa vai ao ar às 19h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE).


Será que o brasileiro tem memória curta? Quem responde é o professor de sociologia da UERJ, Emir Sader. E existem pessoas que preferem esquecer e bloqueiam sua memória como explica a psicóloga Andréia Calçada. Para aqueles que abusam da bebida, um alerta do neurologista Flávio Costa sobre amnésia alcoólica.


Outro mal que afeta a memória é o mal de Alzheimer, assunto da coordenadora do Núcleo de Atenção do Idoso na UERJ, Luciana Motta. Mas será que a memória está apenas localizada no cérebro ou espalhada por todo o corpo? O endocrinologista Álvaro Afonso fala da memória do corpo. Já o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia, Roberto Leal Boorhem, indica os alimentos que ajudam a manter a memória.

Ações do documento