Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Marina Abramovic no Estúdio Móvel
06/02/2013 - 06h32m

Marina Abramovic no Estúdio Móvel

Programa traz entrevista com uma das maiores performances do mundo

Marina Abramovic no Estúdio Móvel

Silvia Machete

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O Estúdio Móvel desta quarta (06), às 17h na TVE, apresenta Marina Abramovic. Nascida em Belgrado, na Sérvia, Marina se tornou a principal expoente da performance no mundo.

Em atividade há três décadas, foi homenageada em dois documentários sobre sua obra, exibidos no Festival do Rio 2012: Marina Abramovic - Artista Presente, de Matthew Akers, e Vida e Morte de Marina Abramovic Segundo Bob Wilson, dirigido por Giada Colagrande.

Para ela, a arte deve ser feita por camadas, "A arte precisa ter tantas camadas; ela precisa ser perturbadora, precisa prever o futuro, fazer perguntas, precisa ser o oxigênio da sociedade", disse Marina.

No papo, ela fala de sua origem, formação e a relação com seus pais e sua avó - "extremos e fundamentais", segundo a artista o diferencial no seu caminho profissional e artístico.

Outra questão abordada por ela foi sua relação com o público, os limites do corpo e as possibilidades da mente, trabalhadas com ousadia e muita inteligência por ela. Não à toa, a própria artista se auto intitula “avó da performance" e se tornou referência e fonte de inspiração.

E para embalar a entrevista, a cantora e encantadora dos palcos Silvia Machete também marca presença no programa. Ela não é cantora de samba. Não é cantora de rock. Mas mistura ambos os gêneros, acrescentando bossa nova e outros elementos sessentistas, influências latinas e inspirações circenses.

Seus dois CDs, "Bomb of Love – Música Safada para Corações Românticos" e "Extravaganza", entraram no papo, com destaque para algumas canções, como ''Não sou nenhuma santa'', ''Safada'', ''Fim de festa'' e ''Feminino frágil'"; esta última, gravada por Erasmo Carlos.

Para completar, quem assume a trilha sonora do Estúdio Móvel são os cariocas da banda Autoramas.

o programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento