» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Museu Itinerante Ultragaz fica em cartaz no Linda Marcarenhas até quarta
05/05/2011 - 15h45m

Museu Itinerante Ultragaz fica em cartaz no Linda Marcarenhas até quarta

Com passagem por todas as regiões do país, exposição “A Natureza das Pessoas” chega a Maceió e fica em cartaz até a próxima quarta-feira (11)

Museu Itinerante Ultragaz fica em cartaz no Linda Marcarenhas até quarta

Democratizar a cultura e ao mesmo tempo mostrar a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Essa a proposta do projeto cultural “Museu Itinerante Ultragaz - A arte perto de você”, que fica em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas até a próxima quarta-feira (11) com a exposição “A Natureza das Pessoas”. O projeto conta com apoio cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Com curadoria da professora e artista plástica Katia Canton, a exposição traz a Maceió 40 reproduções de obras de arte de nomes nacionais como Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara, Tarsila do Amaral e Leda Catunda. E de artistas estrangeiros como Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet, Paul Cézanne, dentre outros. Os trabalhos representam a relação do ser humano com a natureza, através de cópias de pinturas, fotos e instalações que estão espalhados em museus de várias partes do mundo.

A exposição está dividida em quatro segmentos: A natureza habitada, que tem como destaque “A canoa sobre o epte”, de Claude Monet; A natureza como paisagem, retratada por “Rio Pacaás Novos”, de Araquém Almeida; A natureza transformada, com “O Verão”, de Giuseppe Archimboldo; e A natureza transformada, com Pets, Intervenção Urbana”, de Eduardo Srur, onde grandes garrafas plásticas margeiam o Rio Pinheiros, em São Paulo.

Como forma de valorizar a cultura local, o Museu Itinerante Ultragaz convida dois artistas para compor a exposição. Em Maceió, a mostra traz “Raízes do Nordeste”, obra do artista plástico Persivaldo Figueirôa, que retrata o chão nordestino, seco, quente e ao mesmo tempo rico em vidas que sobrevivem as adversidades da região. E o artista plástico Rosivaldo Reis, com a obra Guernica Tropical. De acordo com o artista, a inspiração veio ‘em linhas de folhetos pendurados em barbantes que parou para ler’. “Imagino o homem nordestino a vivenciar um embate diário nos trópicos do Nordeste”, comenta.

O projeto conta ainda com um programa de arte e educação voltado para estudantes de escolas da rede pública. E oferece à Secretaria Municipal de Educação livros de estudos sobre o tema da exposição e obras que a compõem, além de um guia sobre a exposição, para que os professores possam trabalhar o tema em sala de aula. “A vinda do Museu Itinerante está alinhada ao nosso compromisso de levar arte e conteúdo aos alunos da rede estadual de ensino”, diz Junior Almeida, diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

O projeto Museu Itinerante, uma iniciativa da produtora cultural Elo3 Integração Empresarial, patrocinada pela Ultragaz Museu Itinerante está, comemorando quatro anos e em suas duas edições terá visitado, até o final deste ano, 28 cidades, garantindo acesso à cultura para mais de 100 mil pessoas. A exposição conta com mediadores que estão disponíveis para receber os visitantes, em especial grupos escolares, que deverão agendar a visita pelo telefone: 3315-4561. Ela é aberta ao público e fica em cartaz nos dias 5, das 8 às 21h; dias 6 e 8, das 10 às 20h; e de 9 a 11, das 8 às 21h.