» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Lei Maria da Penha é tema “Educativa em Revista”
05/08/2011 - 12h50m

Lei Maria da Penha é tema “Educativa em Revista”

Advogado criminalista fala sobre avanços e desafios da Lei que protege as mulheres vítimas de violência doméstica

Lei Maria da Penha é tema “Educativa em Revista”

*Audrey Trevas

Nesta segunda (8), o “Educativa em Revista” recebe o advogado criminalista e professor de direito penal da Universidade Federal de Alagoas(Ufal), Welton Roberto, que fala sobre os avanços e desafios da Lei Maria da Penha, que completou 5 anos no último domingo(7). O programa vai ao dar 7h ás 8h pela Educativa FM(107,7 MHz),emissora do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP).

Criada para tornar mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completou neste domingo (7) cinco anos em vigor. Hoje, discute-se nos mais diferentes meios, sociológico, jurídico, psicossocial e na mídia , os avanços na proteção à mulher obtidos com a edição do instrumento jurídico e que obstáculos ainda serão percorridos para que a lei contemple cada vez mais as mulheres alagoanas e brasileiras vítimas de violência.

Maria da Penha Maia Fernandes hoje tem 71 anos, boa parte deles dedicados à luta pela punição do ex-marido, com quem viveu por 7 anos e com quem teve três filhos. Uma das principais personagens da luta pelos direitos da mulher, Maria da Penha dá nome à lei que protege contra a violência doméstica.

Cearense, Maria da Penha é biofarmacêutica e foi casada com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros. Em 1983, ela sofreu a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Viveros foi encontrado na cozinha, gritando por socorro, alegando que tinham sido atacados por assaltantes. Desta primeira tentativa, Maria da Penha saiu paraplégica A segunda tentativa de homicídio aconteceu meses depois, quando Viveros empurrou Maria da Penha da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la no chuveiro.

Ainda nesta edição, o apresentador Elias Ferreira bate um papo com o cientista político e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eduardo Magalhães, sobre temas do cenário político alagoano e nacional como as bases comunitárias da polícia, a inauguração do núcleo ressocializador da capital e a saída de Nelson Jobim do Ministério da Defesa, dentre outros assuntos.

*Relações públicas