Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Jornal Última Hora é tema do “De Lá Pra Cá”
23/09/2011 - 13h46m

Jornal Última Hora é tema do “De Lá Pra Cá”

60 anos de história do jornal criado por Samuel Wainer

Jornal Última Hora é tema do “De Lá Pra Cá”

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Neste De Lá para Cá (25), às 18h, os 60 anos de fundação do Última Hora, o jornal que mudou a face da imprensa brasileira. Os entrevistados de Ancelmo Gois e Vera Barroso são os jornalistas Pinheiro Júnior, Benício Medeiros, Alberto Dines e a designer Pinky Wainer. O programa é uma produção da TV Brasil e vai ao ar em Alagoas pela TV Educativa (TVE).


Fundado em 1951 pelo jornalista Samuel Wainer, era o único jornal do Rio de Janeiro, então capital da República, a defender abertamente o presidente Getúlio Vargas e a divulgar o seu projeto de Governo. Foi um dos maiores jornais brasileiros publicados em meados do século passado.


Última Hora também foi uma publicação inovadora da imprensa brasileira. Rompeu com os padrões sisudos dos jornalões, fez uma mudança gráfica, usou cores, charges, desenhos e caricaturas. Pôs o futebol e as artes na primeira página. Fez da fotografia um instrumento jornalístico. Tudo isso com um texto leve e ágil, que logo conquistou leitores e bateu recordes de vendas.


Incomodados, os donos dos grandes jornais, tradicionais inimigos de Getúlio, compraram a briga da oposição e se engajaram numa luta encarniçada contra o presidente e seu aliado na imprensa. Apesar das pressões, Samuel Wainer conseguiu resistir até 1971, quando boicotado pelos anunciantes e atolado em dívidas , foi obrigado a vender o jornal.

 

 

Ações do documento