» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias IZP participa da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia
14/10/2011 - 14h20m

IZP participa da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia

TVE exibe o Maratona Conhecer, série de programas sobre a produção cientifica e tecnológica em Alagoas, que vão ao ar de 17 a 21 de outubro, às 18h30.

IZP participa da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia

Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia (SNCT 2011), o IZP, através da TV Educativa de Alagoas (TVE), exibirá cinco edições do programa “Conhecer”, com entrevistas que mostram um panorama da produção científica e tecnológica desenvolvida em Alagoas. A Maratona Conhecer vai ao ar entre os dias 17 e 21, sempre às 18h30.

A SNCT 2011 traz como tema as “Mudanças Climáticas”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar esse grande desafio planetário, na busca da prevenção de riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana. O evento acontece de 17 a 23 deste mês.

Com linguagem coloquial, objetiva e descontraída, o programa Conhecer estreou em maio deste ano na TVE com a proposta de levar a público os diferenciais e o que está acontecendo de relevante em universidades e centros de pesquisa alagoanos, em termos de projetos, pesquisa e extensão, ressaltando os objetivos e os benefícios que poderão advir em favor da coletividade.

Com meia hora de duração, o programa tem apresentação do jornalista Clayton Santos, produção de Vera Valério, edição de Chris Duarte e Daniel Lima e imagens do cinegrafista Samuel Limeira. O Conhecer é semanal e as estréias acontecem às quartas, às 20h, com reapresentação às quintas-feiras, ao meio-dia, e aos sábados, às 15h30, na TVE, Canal 3 da TV Aberta e Canal 6 da NET.

Serão reexibidas durante a Maratona Conhecer entrevistas com Willy Tiengo, professor do Instituto de Ciência da Computação da Ufal, que fala sobre tecnologia da informação para o transporte público; com o coordenador geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal, o doutor em engenharia civil William Wagner Matos Lira, que conversa sobre o avanço científico de Alagoas nas pesquisas de exploração de petróleo - principalmente da camada pré-sal; com o chefe do departamento do DNA forense da Ufal, professor Luiz Antonio, que explica como são feitos os testes em Alagoas; e com o professor e coordenador do PMGCA da UFAL, Geraldo Veríssimo, que conversa sobre o melhoramento da cana-de-açúcar no Estado. Já o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Cesmac, doutor Liércio Pinheiro, fala sobre pesquisa nacional realizada também em Alagoas sobre o uso do álcool, tabaco e drogas entre universitários das capitais brasileiras.

As atividades durante a semana, em todo o Brasil, são gratuitas e envolvem a população nos estados, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (CT&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em Alagoas, a SNCT é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). O evento também conta com o apoio de outros órgãos do governo, universidades, entidades representativas, prefeituras, dentre outros. Os estudantes do ensino fundamental e médio, além de toda a sociedade interessada terão à disposição mais de 100 atividades que farão parte da programação geral em Maceió e alguns municípios como Arapiraca, Penedo, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia.