» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias "IZP no São João de Alagoas": Um tributo ao Rei do Baião
15/06/2011 - 15h00m

"IZP no São João de Alagoas": Um tributo ao Rei do Baião

Emissoras do IZP homenageiam a genialidade e a contribuição de Luiz Gonzaga para a música nordestina e brasileira.

"IZP no São João de Alagoas": Um tributo ao Rei do Baião

O programa especial “IZP no São João de Alagoas” presta nesta quinta-feira (15) uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, com a presença do instrumentista Chau do Pife tocando, ao vivo, canções do repertório do “Mestre Lua”. Participação também do radialista Romildo Freitas, que fala da convivência com o Gonzagão.  O programa vai ao ar das 08h às 09h na Educativa FM (107,7 MHz) e das 13h às 14h na rádio Difusora (AM 960).

Além do bate-papo com os convidados, o programa também vai fazer um passeio musical pela obra de Gonzaga e exibir releituras de artistas que se inspiraram no Rei do Baião, a exemplo de Lenine, Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Durante o programa também será exibido uma gravação onde Luiz Gonzaga participa de uma festa na casa do radialista Edécio Lopes e canta com alguns amigos presentes. A gravação, quase inédita, foi cedida pela família do radialista.

O programa “IZP no São João de Alagoas” estreou nesta segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 28 deste mês, nas Rádios Educativa FM (107,7 MHz) e Difusora (AM 960), trazendo a cada edição, um tema que norteia o bate-papo e o repertório musical.

Santo Antônio e a Simbologia das Festas Juninas; Quadrilhas Juninas de Alagoas; Os Forrozeiros Tradicionais e a Nova Geração; Coco alagoano; forrozeiros alagoanos que ganharam projeção nacional;  são alguns dos temas que estão sendo discutidos ao longo das 10 edições do programa.

Esta serie de especiais faz parte da campanha “IZP no São João de Alagoas”, envolvendo as Rádios Educativas (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), a Rádio Difusora de Alagoas e a TV Educativa. O propósito é divulgar e dar visibilidade as tradição dos festejos juninos em nosso Estado.

O programa “IZP no São João de Alagoas” tem apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães, roteiro musical de Givaldo Kleber, produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e Robson Cavalcante e apoio de Kaká Marinho e Audrey Trevas.

Memória - Luiz Gonzaga ganhou o mundo com suas composições geniais que cantava em verso e prosa a saga da vida no sertanejo. Pernambucano de Exu, aprendeu com seu pai, o lavrador e sanfoneiro Januário, a admirar, ouvir, tocar e respeitar a sanfona de oito baixos.

O Mestre Lua, como muitos o chamavam, optou por assumir sua nordestinidade representada pela sanfona, chapéu de couro, gibão e cantar as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz. Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira, foi um dos principais responsáveis pela divulgação da nossa música nordestina para o resto do país.

Entre seus maiores sucessos, destaca-se Asa Branca (1947), que ele compôs em parceria com Humberto Teixeira. A música é regravada até hoje por diversos artistas influenciados direta e indiretamente pelo Rei do Baião, não somente os forrozeiros, mas aqueles que captaram a riqueza de suas notas.