» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Inscrições para o DOCTV América Latina III seguem até quinta
08/07/2011 - 11h17m

Inscrições para o DOCTV América Latina III seguem até quinta

Iniciativa vai premiar um projeto inédito de documentário de 52 minutos de duração

Inscrições para o DOCTV América Latina III seguem até quinta

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O Concurso de Seleção de Projetos de Documentários do Programa DOCTV América Latina está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 14. A iniciativa vai premiar um projeto inédito de documentário de 52 minutos de duração, no valor de US$ 70mil em cada um dos países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela, Costa Rica e Paraguai.

O processo de seleção, que ocorre simultaneamente em todos os países participantes, inclui uma primeira etapa – a apresentação do projeto, até o próximo dia 14; uma pré-seleção, que acontece entre os dias 15 deste mês e 04 de agosto. Serão selecionados três projetos e o juri é indicado pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, TV Brasil, TV Cultura, ABD-N e Fundación del Nuevo Cine Latino Americano.

Este ano o processo contará com uma etapa intermediária de avaliação feita por um juri internacional que encaminhará ao juri nacional suas observações sobre os projetos pré-selecionados. A etapa definitiva é a defesa oral do projeto pelo realizador – pitching- , e acontecerá no dia 6 de setembro, na sede da TV Brasil, no Rio de Janeiro.

O anúncio do projeto vencedor no Brasil, bem como nos demais países, será no dia 8 de setembro deste ano. O premiado participará de uma oficina de desenvolvimento de projetos na Fundación del Nuevo Cine Latino Americano, em Cuba, ainda em 2011. Depois de produzidos, os documentários serão exibidos em TVs públicas dos países incluídos no DOCTV América Latina III, em 2012.

O Programa, lançado pela Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americana (Caaci), é coordenado no Brasil pela SAV/MinC, em parceria com a TV Brasil e TV Cultura. Visa estimular e fortalecer o intercâmbio cultural e econômico entre os povos latino-americanos, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região e difundir a produção cultural desses países no mercado mundial.

As inscrições para o concurso devem ser enviadas pelo correio à Secretaria do Audiovisual – SAV/MINC – SCS quadra 09, lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, 8º andar, Brasília, DF, CEP 70308-200, pelos candidatos ou seus agentes. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras que tenham residência não inferior a três anos no país.

O programa

Doctv é o primeiro programa de incentivo à produção e teledifusão de documentários ibero-americanos. Surge como uma iniciativa da Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica- CACI e da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Seu propósito é a realização de Concursos Nacionais de Seleção de projetos de documentário nos países que aderiram ao programa.

Inspirado na experiência prévia do Brasil, Doctv é um modelo pioneiro de coprodução, teledifusão e distribuição de documentários, sistematizado a partir do conceito de operação em rede. Seus objetivos fundamentais são: promover o intercâmbio cultural e econômico entre os povos ibero-americanos; a implementação de políticas públicas integradas para promover a produção e teledifusão de documentários nos países da região; e a difusão da produção cultural dos povos ibero-americanos no mercado mundial.

A REDE Doctv é uma aliança estratégica das autoridades audiovisuais e de televisão pública, atualmente composta por quatorze países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela .

As ações relacionadas ao programa são custeadas pelo FUNDO Doctv, implementado pela Secretaria Executiva da Cinematografia Ibero-Americana - SECI e sustentadas pelos países anunciantes e patrocinadores do Programa Doctv que, para a produção de documentários, é complementado com contribuições nacionais.

A dinâmica do programa em cada país se expressa no Pólo Nacional, cujo núcleo institucional está composto pela autoridade audiovisual associada à CACI e pelas emissoras de televisão públicas. O Pólo Nacional é responsável pela articulação das bases financeiras e operacionais dos processos de seleção, teledifusão e distribuição.

Em sua terceira edição Doctv América Latina selecionará, por meio de Concursos Nacionais, quatorze propostas que irão compor a carteira de documentários Doctv América Latina III. Os projetos vencedores de cada país serão premiados com um contrato de coprodução de US$ 70.000 (setenta mil dólares americanos). Além disso, os autores/produtores premiados participarão de uma Oficina de Desenvolvimento de Projetos, em Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, Cuba.

Os documentários deverão ser feitos de acordo com um plano de produção de 180 dias. Uma vez finalizados, a estréia será em um circuito de teledifusão integrado por redes de televisão pública dos catorze países associados à REDE Doctv.